Anjos na Janela, Árvore dos Desejos, Casa do Papai Noel, Balanço de Renas e Bondinho do Papai Noel

Por Luiz Del Moura

Para apreciar, recordar, amar. Ouvir, cantar junto, se embalar, brincar, passear, comprar, guardar  

Em Lages, o Natal Felicidade 2023 desenvolverá sua programação artística e cultural, até o dia 23 de dezembro, na Praça João Costa – Espaço Cultural Aristiliano Ramos, um dos pontos de maior fluxo de público da área central da cidade, com atrações no calçadão para crianças e famílias. O palco principal conta com exibições de música e dança de variados estilos, do clássico ao popular; dos músicos solos aos corais e valorização dos artistas locais e regionais.

Clássicos do Natal 

  • Anjos na Janela

Crianças e adolescentes do Coral Vozes da Liberdade, projeto social executado com estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão, situada no bairro Habitação, são os “talentos” do espetáculo “Anjos da Janela”, sob regência da maestrina Mariza Bunn, maestro Dom Finardi e produção musical de Antonio Lugon. As apresentações acontecem no prédio histórico da prefeitura de Lages nos domingos – dias 3, 10, e 17 – às 20h. “Anjos na Janela” voltou à agenda do Natal Felicidade neste ano.

  • Presépio Harmônico: A família de Jesus na Praça da Catedral 

O Menino Jesus na manjedoura; sua mãe, Maria, e seu pai, José, estão representados no Presépio Harmônico montado na Praça João Ribeiro, em frente à Catedral Diocesana. Há, aliás, a ilustração de arte dos Três Reis Mago – Melchior (Melchior ou Belchior), Baltasar e Gaspar, que foram até a estrebaria onde Jesus de Nazaré nasceu, em Belém, Palestina, para entregar-lhe presentes de boas-vindas: Ouro, incenso e mirra.

O ouro representa a realeza de Jesus Cristo, e ressalta o fato que Ele era o Rei dos Judeus. Incenso, usado nos templos. Um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo. É mirra, composto utilizado no embalsamamento, e faz referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição.

  • Árvore dos Desejos

Ela já é famosa e tradição no Natal Felicidade. A imponente Árvore dos Desejos, instalada na Praça João Costa, abriga cartinhas penduradas, com pedidos de presentes natalinos, a serem apadrinhadas por pessoas que terão seus corações tocados pelos bons sentimentos da data.

  • Casa do Papai Noel ao lado do chafariz

Charmosa e devidamente ornamentada, a Casa do Papai Noel, fixada perto do chafariz, é de onde o “Bom Velhinho” e seu assistente Duende recepcionam o público para ouvir os pedidos e para os registros fotográficos de recordação. Lugar perfeito para ser criança ou voltar à infância, está localizado na Praça João Costa.

  • Balanço de renas

Mundialmente conhecidas como as fiéis assistentes do Papai Noel no transporte do seu trenó deslizante na neve durante a entrega de presentes, as renas estão presentes de forma heterogênea no Natal Felicidade.

Próximo à Casa do Papai Noel, o Balanço de Renas possui três representações das nove renas do Papai Noel: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen, para as crianças brincarem e registrarem suas fotos. Trabalhadores vendedores ambulantes incrementam sua renda de fim de ano.

  • Bondinho do Papai Noel

Há 26 anos o casal Francisco e Terezinha Garcia, Papai e Mamãe Noel do Bondinho, já são marca registrada no Natal. O Bondinho do Papai Noel já iniciou sua programação de natal, seu ponto de partida fica próximo ao café Central com horário de início diário às 18h. O Bondinho permanecerá percorrendo a cidade até o dia 23 de dezembro. O valor da passagem do Bondinho é de R$ 10, com parte da renda voltada a ações socioassistenciais.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Nilton Wolff e Daniele Mendes de Melo

Leia também

Deixe um comentário

três × dois =