Aconteceu na sexta-feira, dia 02 de junho, no Clube Caça e Tiro, o Desafio Internacional de Xadrez – Simultânea com o GM José Cubas, quando 44 enxadristas enfrentaram, de uma só vez, o enxadrista do Paraguai. Cubas, 42 anos, é Grande Mestre de Xadrez (maior titulação do Xadrez Mundial) e já disputou 09 (nove) Olimpíadas de Xadrez e é o atual Campeão Catarinense Absoluto e aceitou esse desafio para melhorar também sua resistência e reversão de posições difíceis: “Sei que o Xadrez que me esperava era da melhor qualidade e por isso mesmo vim com muita disposição”, declara Cubas. O evento foi um sucesso, com preenchimento de 44 das 45 vagas disponíveis.
A simultânea, que teve Coordenação do Mestre Nacional Marco Cordeiro e Arbitragem do A.I. (Árbitro Internacional) Kaiser Mafra, iniciou pontualmente 19h35 de sexta-feira e terminou 00h50 de sábado, levando 5 horas e 25 minutos, sendo que a primeira partida terminou 20h55, 1 hora e 20 minutos depois e a última, com Larissa Blue Amaral e Silva terminou meia noite e cinquenta minutos de sábado. Os resultados surpreenderam também a todos que lotaram o Salão do Caça e Tiro pra assistir a apresentação, pois 03 (três) enxadristas empataram com o GM, Lucas Buss Coutinho, 11 anos, enxadrista do Lages Xadrez Clube e os Chapecoenses Fábio e Alice Pavão, pai e filha e ainda mais dois enxadristas conseguiram vitória, foram eles Wilson Pavão (de Chapecó) e Gustavo Warmling Kayser, enxadrista do Lages Xadrez Clube que reside em Urubici. Para Larissa Kayser, mãe de Gustavo, a vitória foi uma alegria, pois o filho tem apenas 16 anos e já “acertou” um GM “Teve momentos que eu e meu marido Daniel achamos que Gustavo estava em dificuldade, mas ao final tudo deu certo e o evento foi maravilhoso”, declara emocionada Larissa.
Ao final o resultado foi 40,5 x 3,5 a favor de Cubas, que enfrentou enxadristas entre 7 e 83 anos, além de Paradesportistas (cegos e Deficientes Físicos) e comunidade em Geral. Cubas promete se preparar ainda melhor para a próxima “Enxadristas do mais alto nível em Santa Catarina”, é preciso atenção máxima e o cansaço foi tão grande quanto a felicidade de estar em Lages”, declara o GM José Cubas