Após anos de dificuldades, espaço cultural volta a receber alunos e professores em ambiente renovado
A retomada oficial da Escola de Artes Elionir Camargo Martins ocorreu na manhã desta terça-feira (19 de agosto), com uma aula magna que contou com intervenções artísticas de docentes e alunos. Depois de enfrentar anos de precariedade estrutural e administrativa, a Escola de Artes reabre suas portas em condições renovadas. O espaço, que por muito tempo conviveu com infiltrações, mofo, espelhos quebrados, ar-condicionado sem funcionamento, limo nas paredes externas, forros danificados e até mesmo o muro da entrada destruído, agora inicia uma nova fase.
As obras de revitalização devolveram ao local a dignidade necessária para acolher professores e estudantes, oferecendo segurança, conforto e melhores condições de trabalho e aprendizado.
Segundo a prefeita Carmen Zanotto, a reabertura reafirma o compromisso da administração municipal com o setor cultural. “Queremos garantir a qualidade da educação cultural na nossa cidade, assegurando boas condições de trabalho aos profissionais e a segurança necessária aos alunos que brilham nos palcos levando a nossa arte para vários lugares”, destaca.
A superintendente da Fundação Cultural (FCL), Carla Zonatto, ressaltou o esforço coletivo para devolver a vitalidade ao espaço. “Foi um trabalho intenso de recuperação. Hoje a escola está pronta para receber novamente seus alunos e professores, com salas revitalizadas, áreas recuperadas e todos os ajustes necessários. Além disso, estamos trabalhando no processo de regularização do contrato e dos débitos de aluguéis acumulados em anos anteriores, para que possamos iniciar este novo ciclo com responsabilidade e transparência”, afirma.
Escola Elionir Carmargo Martins
A Escola leva o nome de Elionir Camargo Martins, uma das mais importantes artistas plásticas da história de Lages. Homenageada pela Lei Municipal nº: 3.233, de 29 de setembro de 2005, Elionir foi uma figura visionária que contribuiu para a criação da Fundação Cultural de Lages, da Colmeia de Artes e da primeira galeria de arte da Serra Catarinense, a Galeria Toulouse. Artista múltipla, morou na Europa para aprofundar seus estudos em artes e deixou um importante legado à cultura lageana.
Novas Inscrições
Com o retorno das aulas, será feito o levantamento do número de vagas disponíveis para novos alunos. Depois, a Fundação Cultural irá informar através das redes sociais o período para novas inscrições.
Texto: Rafael Araldi
Fotos: Fábio Pavan e Nilton Wolff