A Secretaria Municipal da Saúde, da Prefeitura de Lages, trabalha na reorganização e planejamento dos atendimentos pediátricos na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), no bairro Universitário. O retorno deste serviço de saúde para crianças de zero a 14 anos 11 meses e 29 dias está programado para o dia 1º de maio. Com isso, o Hospital Seara do Bem Materno e Infantil deixará de atender os casos considerados menos urgentes da pediatria.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, esta reorganização no atendimento pediátrico é possível após as melhoras nos números de casos de Covid-19 em crianças e os índices estáveis da pandemia de uma forma geral no município. Os relatórios mostram que houve uma diminuição de 86% de atendimentos dos pacientes com sintomas respiratórios em todos os setores da Secretaria: UPA, Hospital Infantil, Centro de Triagem e Unidades Básicas de Saúde, no período de 1º de fevereiro a 28 de março.
Com relação às testagens, observa-se que no início de fevereiro, a porcentagem dos testes de Covid-19 realizados com resultados reagentes ou positivos, estavam acima dos 50%, agora são menos de 10% dos testes realizados positivados. “Isso mostra a importância da realização da vacina para todo o púbico elencado. Assim, estamos avançando mais um estágio neste planejamento do retorno dos serviços. Durante todo o mês de abril vamos readequar a estrutura da UPA para receber os atendimentos das crianças no mês de maio. O local será o mesmo onde originalmente já vinha sendo feito antes da pandemia. Assim, os pacientes suspeitos com sintomas Covid serão atendimentos pela entrada principal da UPA. Esta reorganização na estrutura irá permitir que possamos receber as crianças no prédio da UPA. Vamos preparar novamente este ambiente”, explica.
O secretário Claiton comenta ainda que a triagem das pessoas com sintomas para a Covid-19 será realizada de forma separada dos demais pacientes que procuram pelos serviços da UPA. “Portanto a partir do dia 1º de abril a entrada exclusiva para pacientes com sintomas de Covid-19 deixa de existir para que possamos nos readequar. Lembrando que a triagem deste público será feita separadamente. É importante ficar claro para a comunidade que todos serão atendidos de forma segura, humana e com qualidade no serviço”.
Fluxo de atendimento
O fluxo de atendimento ambulatorial continua sendo realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na UPA, enquanto que os atendimentos de urgência e emergência continuarão sendo feitos no Hospital Seara do Bem. “Os casos de urgência e emergência como: acidentes, doenças cardíacas, fraturas e quedas serão atendidos no Hospital Seara do Bem Materno e Infantil. Já os casos menos graves como: alergias, dor de garganta, diarreia e gripe retornam com os atendimentos na UPA 24 horas”, ressalta o secretário Claiton. “Ninguém deixará de ser atendido. Para o suporte dos pacientes há ambulâncias na UPA e no Hospital para atender a demanda de transporte médico-ambulatorial, além do apoio quando necessário, do Samu e do Corpo de Bombeiros”, conclui o secretário Claiton Camargo de Souza.
Texto: Ari Junior/Fotos: Arquivo