O Município de Brunópolis, localizado no Planalto Sul catarinense, com cerca de três mil habitantes, é essencialmente agrícola, com destaque às grandes plantações de feijão e soja. A cidade é a segunda a realizar o Empretec Rural na área de abrangência da Regional Serra Catarinense do SEBRAE/SC . O pioneiro foi São Joaquim, no final do ano passado. A imersão de conhecimento empreendedor teve início na manhã desta segunda-feira (23). A nova turma, formada totalmente por jovens, terá uma semana de aprendizado. No Estado, a programação envolve mais 52 turmas, e, na Serra, já estão previstas outras seis no decorrer de 2022.
Na oportunidade estiveram presentes na abertura dos trabalhos, o prefeito de Brunópolis, Volcir Canuto, o gerente regional do Sebrae, Altenir Agostini, o presidente da Coopermap e da Associação Empresarial, Jaisson dos Passos, e do Sindicato de Produtores Rurais de Campos Novos, Luiz Sérgio Griss Filho. Todos foram unânimes em afirmar que a parceria entre Município, Sebrae, Cooperativa e Sindicato vai aprofundar ainda mais a qualificação dos produtores e de suas famílias, além de desenvolver o comércio local. “Todos vão sair do curso renovados, com uma nova visão, e serão protagonistas do desenvolvimento do município”, ressaltou o prefeito.
O facilitador Joacir Ademar Gonçalves com cerca de 25 anos de experiência na condução do Empretec em Santa Catarina, e que atua juntamente com o facilitador Jaime Folle, explica que o funcionamento é basicamente igual ao aplicado na área urbana, apenas com algumas diferenciações, e com uma versão atualizada. A ênfase é trabalhada na detecção da oportunidade de negócios com eficiência, além do aumento dos lucros em situações complexas, a partir da inovação do processo, produtos e serviços, além de outros aspectos influenciadores para o desenvolvimento dos negócios, inclusive, no campo pessoal. “Há uma demanda muito grande no Estado”, concluiu.
O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores no mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. Através dele, o participante aprende mais do que técnicas de empreender, ou seja, desenvolvem novas habilidades fundamentais para a consolidação dos negócios.
Fotos: Paulo Chagas
Assessoria de Imprensa