Planejamento sucessório e Patrimonial no Agronegócio foi tema de palestra

Por Luiz Del Moura

Numa promoção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da 4ª Subseção de Lages, através da Comissão de Direito Agrário e de Negócios, em parceria com a Associação Rural de Lages, na noite desta terça-feira (10), junto à sede da entidade rural esteve em discussão um tema pertinente na Serra Catarinense. Conforme os organizadores, ao atender o convite, Simone Baguinski, que é especialista em direito tributário e MBA em Gestão de Negócios, foi possível explicar o processo e ampliar a aproximação da OAB com os produtores rurais serranos.

Além disso, a promoção do evento, teve também como objetivo divulgar o direito agrário do agronegócio às classes produtoras, e sanar as dúvidas em relação à questão, especialmente no tocante ao planejamento sucessório. Portanto, a ideia da discussão foi de propiciar a disseminação de informações que possam contribuir para a aproximação com os membros das comunidades rurais.

Ao se pronunciar, o presidente da Associação e do Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, alertou que o tema é fundamental e importante. Segundo disse, na vida há os objetivos e metas a serem conquistadas, sempre com a convicção de acertar, porém, não se pensa na sucessão, um fato que é finito. Salientou que as ideias nesse campo devem ser trabalhadas para que se deixem menos problemas e mais soluções para os sucessores. Apontou ainda, que o estado é ávido pelos tributos do agronegócio, mas não enxerga os custos do setor.

Conforme a palestrante Simone Baguinski, a ideia foi propiciar uma conversa sobre a sucessão planejada, ou seja, as opções que os produtores rurais têm, de como organizar o seu patrimônio em vida, e reduzir as cargas tributárias. Outro tema abordado, sobre holdings, que segundo ela está muito em voga nos últimos anos. Resumidamente a proposta foi a de apontar, planejar e transformar o patrimônio em algo perene para as gerações atuais e futuras. “Um assunto que interessa e que trás novidades, especialmente nesse ano que estamos podendo voltar a se reunir e discutir temas importantes de interesse dos produtores rurais”, finaliza.

Assessoria de Imprensa

Leia também

Deixe um comentário

8 + 6 =