Semana em que Lages se torna a capital da ovinocultura brasileira

Por Luiz Del Moura

Em Lages, na Serra Catarinense, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, de 25 a 29 de outubro, a presença de expositores dos três estados do Sul, e com eles, mais de 400 ovinos se tornam atrativo na 2ª Exposição Sul Brasileira de Ovinos e na 3ª Exposição Nacional dos Ovinos Naturalmente Coloridos. O evento transforma a cidade serrana na capital da ovinocultura brasileira. Trata-se da 2ª maior feira de ovinos do Sul do Brasil, atrás apenas da Expointer, em Esteio (RS). Ambas as feiras são organizadas pela Associação Catarinense de Criadores de Ovinos (ACCO) e pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), em parceria com a Associação e Sindicato Rural e Prefeitura de Lages.

No Parque, os grandes pavilhões que há uma semana abrigaram a Expolages 2022, deram lugar às baias de ovelhas, que na tarde desta terça-feira (25) foram chegando, descarregadas e acomodadas. A abertura oficial da Exposição Sul Brasileira está programada para esta quarta-feira (26), às 19hs. Para o vice-presidente da ACCO, Victor Sopelsa, Lages é o celeiro de ovelhas no Estado, e possui boa logística territorial com excelente localização geográfica, o que a torna um lugar atrativo para o evento, atraindo também expositores do Rio Grande do Sul e do Paraná. “Em paralelo às exposições, acontece na quinta-feira (27), o leilão da Cabanha Diamantina, de Irani, às 19h30”, lembra Sopelsa.

As exposições em Lages, ainda de acordo com Victor Sopelsa, com a presença das melhores cabanhas de ovinos do Brasil, principalmente da raça Texel, tornam-se uma vitrine da ovinocultura nacional. Por outro lado, ao se referir à produção, lamenta que Santa Catarina ainda seja um grande importador da carne de ovelha. Os frigoríficos têm dificuldades para manter constância nos abates, devido à baixa oferta. “Nós, enquanto criadores e membros da ACCO estamos fomentando a cultura para que possamos expandir as vendas e passar a concorrer com os estados vizinhos, especialmente o Rio Grande do Sul”, explica.

O quê: 2ª Exposição Sul Brasileira de Ovinos e 3ª Exposição Nacional dos Ovinos Naturalmente Coloridos de 25 a 29 de outubro de 2022.

Abertura: quarta-feira (26)

Hora: 19hs

Onde: Parque Conta Dinheiro – Lages

Crédito Fotos: Paulo Chagas

Leia também

Deixe um comentário

20 − treze =