Encontro Regional da Undime, em Lages, traz reflexões sobre a educação pública

Por Luiz Del Moura

Assuntos como o Novo Fundeb, entre outros, estiveram na pauta do evento, que contou ainda com apresentações artísticas – estudantes do Sistema Público Municipal de Educação de Lages declamaram poemas acolhendo participantes do evento

Lages sediou, nesta quinta-feira (15),  o Encontro Regional da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC). O evento aconteceu no CCJ, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese e a secretária Municipal da Educação, Ivana Michaltchuk, anfitriões do evento, participaram do encontro, que reuniu dirigentes municipais de educação e técnicos da Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES) e Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (AMPLASC), além de diretoras, diretores, entre outros nomes ligados à educação pública de Lages.

O encontro contou com discussões acerca dos temas pertinentes aos municípios participantes, levando em conta a realidade local e contextos que desafiam os educadores, gestores e técnicos no exercício diário de fazer acontecer a educação. As temáticas foram contempladas por meio de palestras e interação com os participantes. Edna Borges, especialista em educação, explanou sobre o tema: “A Intencionalidade do desenvolvimento socioemocional para a uma educação integral de sentido”. O assessor técnico da Undime-SC, Plauto Mendes, por sua vez, abordou a temática “Novo Fundeb: Indutor de + Qualidade na Educação”.  Já o professor Dr. Airton Pozo de Mattos discorreu sobre o tema “Neurociência para Gestores”.

A secretária Ivana destacou a importância do encontro. “Registro aqui minha gratidão pela parceria da Undime e nosso orgulho em sediar esse evento, engrandecendo a região de conhecimentos tão necessários em nossas secretarias e em nossas unidades de ensino. Sigamos acompanhados de esperança e de comprometimento, para juntas e juntos, consolidarmos a tão almejada educação pública para todas e todos, pois a mudança que tanto almejamos começa em cada uma e em cada um de nós”, discursou.

A secretária também falou sobre os desafios da educação. “Enquanto poder público municipal, temos a clareza dos inúmeros desafios existentes na educação e do quanto necessitamos avançar em reação a garantia de acesso e permanência das crianças e estudantes com qualidade nas unidades escolares, a evasão escolar, entre tantas outras demandas já existentes na educação brasileira e que diariamente ganham destaque no cenário local e global”, declarou.

Além disso, salientou que os investimentos na educação devem abranger todas as dimensões. “Muito mais do que questões estruturais, é fundamental que os investimentos na educação envolvam processos formativos de reflexão sobre as práticas desenvolvidas diariamente no cotidiano das unidades de ensino dos nossos municípios”, destacou.

O encontro também contou com atividades artísticas, com a declamação de poesias  e apresentação do músico Paulinho Guazzelli. Anualmente, a Secretaria da Educação de Lages realiza o Concurso de Poemas “O Som dos Versos”. Durante o evento, estudantes do Sistema Público Municipal de Educação declamaram poemas que foram apresentados na edição do ano letivo de 2022. Sendo protagonistas, acolheram participantes do evento com belos poemas.

Estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Maria Luiza Viana Sutil recitou o poema “A Lenda do Capão da Gaita”, de autoria do poeta Adão Azevedo. Lucas Davi Schlemper, do 5º ano, por sua vez, declamou o poema “Presságio”, de Fernando Pessoa. E Clara Luz Ribeiro, também do  5º ano, interpretou o poema “Meus 8 anos”, de Casimiro de Abreu.

Texto: Adecir Morais

Fotos: Adecir Morais e Ary Barbosa

Leia também

Deixe um comentário

dois × 5 =