Inclusão e inovação: APAE de Lages recebe piano adaptado para neurodivergentes

Por Claudio Santos

Na quarta-feira, 13 de novembro, alunos, professores, apoiadores e a comunidade se reuniram na APAE de Lages para a entrega oficial do piano Wall-F. O equipamento inovador, projetado especialmente para neurodivergentes pela equipe de robótica da Escola SESI Lages, a ROBÔBAIO, time que participa do maior torneio de robótica do mundo, o FIRST LEGO LEAGUE, contou com o apoio financeiro do Fundo Social Sicredi, do Rotary Club de Lages Alvorada e, ainda com uma emenda parlamentar do deputado estadual, Mario Mota no valor de R$148.200,00. A entrega reforça o potencial transformador da musicoterapia na educação para alunos com deficiências neurológicas na Serra Catarinense.

O piano Wall-F se destaca como um recurso sensorial que auxilia na regulação emocional e no desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos, proporcionando uma experiência terapêutica que vai além da música. Com um software exclusivo, o instrumento utiliza música e tecnologia assistiva para auxiliar pessoas com TEA, TDAH, síndrome de Down, Alzheimer e outras condições. A iniciativa ajuda os neurodivergentes a explorar a música de maneira que contribui para seu equilíbrio emocional e cognitivo, aumentando a concentração, a capacidade de expressão e a conexão com o ambiente em que convivem.

A entrega do piano Wall-F representa um marco de inovação e inclusão, reforçando o compromisso social da FIESC e da indústria com o desenvolvimento da comunidade. A iniciativa reflete a preocupação da instituição em ir além do ensino, abraçando projetos que promovam impacto social e transformação. “Esse projeto é uma verdadeira união de tecnologia e responsabilidade social. O piano, desenvolvido no SENAI e SESI, agora encontra na APAE seu primeiro lar. Estamos orgulhosos em ver a indústria contribuindo de forma tão significativa com a sociedade, afirmou o gerente Regional do SESI, SENAI e IEL para a Serra Catarinense, Marcelo Ramos.

O diretor da APAE de Lages, Fabrício Marcelo Ribeiro Matos, destacou o impacto do piano na vida dos alunos: “Receber o piano Wall-F é um marco na inclusão e no desenvolvimento de nossos alunos. Esse recurso ampliará as possibilidades de aprendizado e desenvolvimento sensorial e cognitivo, e estou certo de que as outras 12 APAEs da região também ficarão felizes em receber essa tecnologia inovadora. Agradecemos a todos os envolvidos por tornar esse sonho realidade.”

O deputado estadual Mário Mota, responsável por destinar uma emenda parlamentar de R$148.200,00 para o projeto, ressaltou a importância da iniciativa. “Acompanhei de perto o crescimento desta entidade, era uma casa pequena e hoje mostra sua importância. Tudo aqui é fruto de um trabalho sério e dedicado de voluntários e parceiros. O piano Wall-F é um exemplo de como tecnologia e terapia podem se unir para promover inclusão e qualidade de vida. Parabéns a todos que contribuíram para transformar essa ideia em uma ferramenta que vai impactar tantas vidas.”

Essa entrega é apenas o primeiro passo de um projeto que promete expansão para outras APAEs da Serra Catarinense e até para a Escola Cívico-Militar EEB Cora Batalha. Desenvolvido pelo professor Marcos Domingues Lopes no SENAI Lages, com apoio da Fritz Dobbert, o maior fabricante de pianos da América Latina, o piano Wall-F torna-se um símbolo de como a educação e a indústria podem, juntas, transformar realidades.

Catarinas Comunicação || assessoria de imprensa vice-presidência da Fiesc para Assuntos da Serra Catarinense

Leia também

Deixe um comentário

eighteen − 3 =