Programa Desenvolve Mais Bairro chega a sua nona edição levando serviços essenciais às comunidades

Por Luiz Del Moura

A ação movimentou a região do bairro São Pedro e contou com a parceria de diversas secretarias municipais e instituições

O Programa Desenvolve Mais Bairro, promovido pela Prefeitura de Lages através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e demais parceiros, chegou à região do bairro São Pedro nesta segunda-feira (31). Em sua nona edição, atraiu a comunidade com a prestação de serviços essenciais, encaminhamentos para o mercado de trabalho, orientações sobre a separação do lixo, sobre o trânsito, passeios, lazer para as crianças, entre outras atividades.

O vice-prefeito, Juliano Polese, acompanhou os trabalhos de perto. “Ficamos felizes ao ver esse grande movimento, aproveitando a oferta de serviços que facilitam a vida das pessoas, este é o nosso propósito”, comenta, salientando que há alguns dias as equipes de infraestrutura e limpeza já estavam atuando na região, numa verdadeira força-tarefa. “Temos seis ruas que já foram asfaltadas ou estão em andamento, cumprindo nossa meta de pavimentar e fazer calçamento em todas as ruas do bairro”..

A senhora Odete Souza de Liz, 78 anos, aproveitou a oportunidade bem próxima à sua casa e fez um corte de cabelo. “Tenho muita dificuldade para ir ao Centro, sempre tenho que pedir a alguém para me levar, então ter esse serviço assim pertinho é uma comodidade”, comentou. O corte de cabelo feminino e escova foram ofertados, de forma gratuita, pela profissional Betzaida Del Valle Zerpa, proprietária da Esmaltaria Nacional Lages. Ao público masculino foram ofertados serviços de barbeiro, em parceria com o profissional Oscar José Zerpa. Ainda na área da beleza, a diretora da Mary Kay, Naiara Antunes disponibilizou o serviço de consultoria de imagem pessoal voltada para entrevista de emprego e automaquiagem básica.

Outro serviço muito procurado é o encaminhamento para a confecção de documentos pessoais, com destaque para a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional. O atendimento, através do Balcão Cidadão, foi através da entrega de senhas, por ordem de chegada. Também foi disponibilizada a confecção do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, Cartão SUS e solicitação de seguro-desemprego.

O Banco do Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, também esteve presente. A comunidade teve acesso ao cadastramento de currículos e encaminhamentos para vagas de trabalho. E quem buscava por capacitação, pode se inscrever nos cursos gratuitos de qualificação profissional, disponíveis no setor Qualifica Melhor. A Sala do Empreendedor prestou orientações sobre a abertura e formalização como Microempreendedor Individual (MEI).

Mãos que trabalham juntas fazem mais

Para que o programa seja uma realidade e ajude a população local, descentralizando os serviços da prefeitura e levando até mais próximo das pessoas, é necessária a união de vários órgãos municipais e instituições parceiras.

O Desenvolve Mais Bairro conta com a parceria das seguintes secretarias municipais: Desenvolvimento Econômico e Turismo; Saúde; Diretran; Assistência Social; Obras; Comunicação Social; Educação; Defesa Civil; Serviços Públicos e Meio Ambiente (Projeto Lixo Orgânico Zero) e Semasa (Diretoria de Resíduos Sólidos).

A Rádio Clube de Lages transmitiu ao vivo o evento e realizou sorteios de brindes para a comunidade. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oportunizou atendimentos com orientações sobre o preenchimento de cadastros e vagas de estágio e aprendizagem. O SENAC realizou atividades de orientação profissional, maquiagem infantil e divulgação de cursos gratuitos.

A Rádio Massa FM promoveu sorteios de brindes e o Órion Parque Tecnológico fez o cadastramento gratuito de empresas na plataforma Somos Lages. “Agradecemos o empenho de cada um que colocou a mão na massa e contribuiu para que a ação tivesse o mesmo sucesso das anteriores. Nosso intuito é crescer cada vez mais e continuar levando os serviços para cada canto da cidade, melhorando a vida das pessoas”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha Mondadori.

Castramóvel recebe doação para compra de materiais

O castramóvel, da Secretaria Municipal da Saúde, está colocando em prática o propósito de controlar a superpopulação de cães e gatos pelas ruas da cidade. A cada edição do Desenvolve Mais Bairros, são feitos cadastros e agendamentos prévios para as pessoas interessadas em castrar seu animal de estimação, de forma gratuita.

Nesta segunda-feira, a empresa Vossko do Brasil, unidade de Lages, doou o valor de R$4 mil para contribuir com a compra de materiais.

Priscila Santos, moradora do bairro São Pedro, levou seu cachorrinho Nick, um filhote de seis meses, para ser castrado. “Assim, mais perto de casa fica muito melhor. Ainda não tinha levado ele ao Centro de Controle de Zoonoses porque é muito longe para mim”, diz.

Como requisitos para a castração, os animais (cães e gatos machos) precisam ser saudáveis, sem raça definida, ter no máximo dez quilos e até oito anos de idade, e de preferência pertencentes à comunidade de baixa renda. A documentação indispensável ao cadastro: Carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência do tutor, pessoa que deverá assinar um termo de responsabilidade.

Outros serviços disponíveis na ação:

– Turismo nas Escolas – A Secretaria de Turismo disponibiliza passeios de ônibus com guia por alguns dos principais pontos históricos de Lages aos alunos atendidos pelo CRAS. A ação faz parte do projeto Turismo nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

– Infraestrutura e Orientações do Cadastro Único – Equipes da secretaria de Obras estiveram no bairro realizando ações de infraestrutura. Além disso, recentemente foram assinadas duas ordens de serviço para asfaltamento de ruas na região, uma delas é a via da Unidade Básica de Saúde.

– Lixo Eletrônico e Orientações Educativas no Trânsito – A Semasa, por meio da Diretoria de Resíduos Sólidos, promoveu o “Mutirão de Lixo Eletrônico”. A comunidade pode levar até o local da ação, materiais inservíveis como pilhas, baterias, celulares, televisores, computadores e eletrodomésticos. Também teve ponto de recolhimento de óleo de cozinha usado e vidros.

A Diretran fez a distribuição de material informativo sobre o trânsito. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local com uma viatura, com demonstrações do etilômetro e totem para fotografia.

– Distribuição de mudas de árvores – O projeto “Lixo Orgânico Zero”, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, desenvolveu ações como orientações do Método Lages de Compostagem e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da entrega de material informativo e poda triturada. As pessoas que levarem materiais recicláveis até o local da ação, receberam em troca, mudas de árvores e brindes.

– Atendimentos da Defesa Civil – Já a Defesa Civil Municipal fez a distribuição de material didático, atendimentos para avaliação de árvores e muros em situação de risco, avaliação de córregos para limpeza e atividades sobre educação ambiental.

 

Texto: Aline Tives com colaboração de Flávio Fernandes

Fotos: Ary Barbosa de Jesus

Leia também

Deixe um comentário

9 + 18 =