A Escola SESI em Lages deu um importante passo para se tornar uma Escola SESI de Referência. A coordenadora de Educação Básica do SESI, Jaqueline Gomes, participou recentemente do Encontro de Gestores Escolares que reuniu em Brasília representantes de mais de 86 escolas do Brasil. Lages está entre as quatro escolas de Santa Catarina que participam do processo de certificação, ao lado de Videira, São Bento do Sul e Joinville.
No evento, a Escola SESI Lages recebeu, após um rigoroso processo, a certificação da primeira etapa do Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE). O programa envolve 200 horas de formação voltadas à gestão escolar, e é uma iniciativa essencial para alcançar o selo de lá referência, o principal objetivo da instituição nos próximos dois anos.
O processo é conduzido por um grupo de trabalho específico da gestão, o GTAP, composto por líderes como supervisores, orientadores e secretária escolar. A formação abrange áreas como gestão pedagógica, financeira e desenvolvimento da equipe. Para obter as informações necessárias, foram disparados questionários com mais de 80 perguntas para pais, professores e equipe administrativa
Estas respostas permitem analisar e comparar a percepção da escola com a da comunidade. “Por exemplo, enquanto escola, acreditamos que mantemos uma boa comunicação com os pais, mas eles identificaram que há oportunidades para melhorias. Por isso, vamos desenvolver um plano de ação para tornar essa comunicação mais eficiente”, explica a coordenadora Jaqueline Gomes.
Ela também destacou um ponto específico relacionado à conexão entre escola e indústria. “Entendemos que temos projetos voltados para as indústrias, mas essa visão não está tão clara para os pais e professores. Vamos trabalhar com a metodologia PDCA para ajustar nossas ações e garantir que nossa comunicação seja mais transparente e efetiva para todos os públicos envolvidos”, completou.
Durante o encontro em Brasília, foram realizados painéis e palestras sobre gestão escolar, reforçando o compromisso de cada instituição em alcançar a excelência. “Estamos focados em atender às expectativas da comunidade escolar e em fortalecer o vínculo entre a escola e a indústria, para que a certificação seja um reflexo do nosso trabalho contínuo”, finaliza.
Por Catarinas Comunicação