Udesc Lages promove encontro para debater ecossistema de inovação do município

Por Luiz Del Moura

Nesta terça feira, 30, representantes de diversas entidades se reuniram no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, durante o workshop “Planejamento do Ecossistema de Inovação em Lages” para a criação de ambientes favoráveis ao crescimento da inovação e de startups, por meio do mapeamento de ideias e inovações para as empresas do município.

O projeto é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem o propósito de gerar emprego e renda, através do acesso dos empreendedores a investimentos e ambientes favoráveis para o desenvolvimento das empresas locais.

Os participantes debateram possibilidades em torno de três áreas: Bioagrotech, Setor Metalmecânico e Tecnologia de Informação e Comunicação. A intenção é mapear o ecossistema e verificar a maturidade dos vários ambientes de inovação, que sejam efetivos e trabalhem entre si.

O encontro abordou, principalmente, os integrantes do ecossistema, que são os centros de inovação, parques tecnológicos, protagonismo empresarial, capital empreendedor, atuação na formação de talentos pelos institutos de ciência e tecnologia, governança e poder público.

“A Udesc Lages é um dos integrantes do ecossistema, pois contribui com a formação de talentos e projetos inovadores que visam o bem da sociedade”, afirma o consultor do projeto, Celso André de Azevedo. “O desenvolvimento gerado aqui pode se transformar em negócios inovadores”, diz ele.

Dentre as entidades participantes também estavam a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), Secretaria da Educação, Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, Secretaria da Saúde, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Orion Parque Tecnológico, empresários e empreendedores de startups.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

Leia também

Deixe um comentário

quatro + dezenove =