Transcatarina faz a festa em sua passagem por Lages

Por Luiz Del Moura

E foi com muita alegria que Lages (SC) recebeu a 13ª edição do Transcatarina que, desde o dia 27, tem recepcionado a caravana do evento, formada por 265 veículos (sendo 345 carros somando o apoio). A chegada ocorreu em frente a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres. De hora em hora, o sino embalava o clima contagiante dos participantes em sintonia com a população lageana, que prestigiou em peso esse momento do Transcatarina.

Os roncos dos motores e os estalos dos escapamentos dos veículos das categorias Adventure (01, 02 e 03), Passeio Radical (01 e 02), Passeio Expedition e Passeio Camping deram aquela emoção e vivacidade que só o Transcatarina tem.

Desbravando a serra catarinense

Antes de chegarem à Lages, os participantes se aventuraram por diversas trilhas que cortaram também as cidades de Capão Alto, Painel e São Joaquim, privilegiando a região da Coxilha Rica – local de grande importância histórica para Santa Catarina, pois foi palco de importantes batalhas da Guerra dos Farrapos, onde Anita e Giuseppe Garibaldi, e sua tropa (em menor número) derrotaram os soldados do império.

“Pensando em explorar um pouco dessa história, apresentamos aos participantes um ‘algo a mais’, e visitamos duas fazendas centenárias: a Cajuru (de 1865) e a São João (de 1806)”, detalhou o coordenador da Passeio Radical 01, Itamar Peixer.

Outro exemplo que valoriza os caminhos de Santa Catarina, foi a Passeio Radical 02 que passou pelo interior de Curitibanos e Ponte Alta, nas comunidades de Rio dos Cachorros e Faxinal Paulista. Entre os destaques do dia ficaram a passagem do Salto do Rio Correntes, incluindo uma reserva de araucárias. 

Da serra para o Brasil

Essa é a quinta vez que Lages recepciona o Transcatarina (a última foi em 2012), por este motivo a chegada dos participantes – vindos de 14 estados e 116 municípios – foi tão aplaudida pela população. “Nós agradecemos a vinda do Transcatarina a nossa cidade e cumprimentamos a todos os off-roaders. Isso nos ajuda a promover o turismo regional, tão importante para o nosso crescimento e faz girar a nossa economia”, disse o prefeito de Lages, Antonio Ceron.

O paulistano Mário Branco, que participa da categoria Passeio Radical 1, destaca as experiências que o Transcatarina sempre oferece. “As regiões que estamos passando são lindas demais e o povo é muito educado e receptivo. E ainda tem muitas belezas por vir, pois vamos passar por Urubici e pela Serra do Corvo Branco. Nós temos que conhecer mais o Brasil”, salienta.

O Transcatarina 2021 termina neste sábado (30), em Tubarão. A caravana de um dos maiores encontros do país tem como destino a Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, a partir das 13h.

Leia também

Deixe um comentário

14 + dezessete =