Xadrez lageano disputa Floripa Winter Chess na capital

Por Claudio Santos

A equipe Lages Xadrez Clube/FME disputa, entre os dias 11 e 16 de julho, o Floripa Winter Chess 2023. A competição acontece no Hotel Praia Brava, em Florianópolis, nas modalidades Clássico (partidas de 4 horas) e Blitz (Partidas de 10 minutos), em um total de 09 rodadas, valendo Troféus, Medalhas e pontos no Ranking Internacional (FIDE), numa promoção da FIDE – FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ, CBX – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE XADREZ e ZUGZWANG PROMOÇÕES.
De Lages, 08 enxadristas da equipe Lages Xadrez Clube/FME disputam a competição, com destaque para o Mestre Nacional Marco Cordeiro, melhor lageano ranqueado na competição, que já tem confirmados 05 GMs (Grandes Mestres) e 50 enxadristas com titulação, dentre os 06 países inscritos. Além de Marco, representam a cidade de Lages Miguel Batalha Ferro (COC-Lages), Lavígnia Padilha Bittencourt (COC-Lages), Gabriel Conte dos Santos (Objetivo Lages), Lucas Buss Coutinho (Sigma), Lorenzo Bevervanso Gomes (PARAJASC), Gustavo Warmling Kayser (Anglo Urubici) e Leonardo Fernandes Borges. Dentre os enxadristas lageanos, Marco Cordeiro, Gustavo Warmling Kayser, Leonardo Borges, Miguel Batalha Ferro e Lucas Buss Coutinho fazem parte do Programa Bolsa Atleta da FME-Lages e são contemplados com valores mensais para custeio de competições: “Meu calendário, com mais de 20 competições no ano, só é possível cumprir com apoio de fomentos como o Bolsa Atleta”, destaca Marco, ciente da dificuldade que irá encontrar em Florianópolis, mas necessária para aprimorar para os Jogos Abertos 2023, caso dos enxadristas Gustavo (também Capitão da equipe dos Joguinhos Abertos) e Leonardo, ambos da equipe do JASC, além de Miguel Batalha Ferro, Lucas Buss Coutinho, Gabriel Conte dos Santos e Lavígnia Padilha Bittencourti, todos candidatos a equipe da OLESC 2023.
O Floripa Winter Chess 2023 faz parte da sequência de eventos por Estação que Florianópolis organiza, sendo o Floripa Chess Open o maior, realizado em janeiro, no verão (cerca de 400 inscritos), em março o Autumn (outono), agora o Winter (Inverno) e em outubro o Spring (Primavera), eventos disputados nos sistemas Clássicos e Blitz, atraindo centenas de enxadristas do Brasil e Exterior. A primeira rodada já acontece na terça feira, 11 de julho, 13h30, com encerramento no domingo, 16, 14h30.

Leia também

Deixe um comentário

treze − onze =