Rota Caminho das Serras é lançada em Lauro Müller com foco no turismo integrado e sustentável

Por Luiz Del Moura

Um novo e promissor capítulo para o turismo catarinense começou a ser escrito na noite desta última quarta-feira, 29, com o lançamento oficial da Rota Caminho das Serras, realizado no Auditório da Prefeitura de Lauro Müller. A iniciativa une municípios e entidades em torno da valorização das riquezas naturais e culturais da Serra e do Sul do Estado. A rota integra Bom Jardim da Serra, Urubici, Grão Pará, Lauro Müller e Orleans, conectando atrativos como o Parque Nacional de São Joaquim, o Parque Estadual da Serra Furada e o Ecomuseu Serra do Rio do Rastro.

Durante o evento, foi assinado um Protocolo de Intenções entre o Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL) e a Instância de Governança Regional (IGR) da Serra Catarinense, e o próprio Conserra. O documento estabelece cooperação para promover o turismo sustentável e o desenvolvimento econômico regional, com destaque para o Programa/Rota Caminho das Serras. Entre as ações previstas estão planos de infraestrutura, sinalização, capacitações e experiências turísticas integradas, consolidando uma rota de destaque no cenário nacional.

O Conserra esteve representado na ocasião pelo presidente Valdir Della Giustina, pelo vice-presidente Henrique Folster e pelo diretor institucional Paulo Fernando Priante. A presença da entidade reforçou o compromisso em articular municípios, empreendedores e instituições em prol de um turismo planejado e cooperativo.

Para Valdir Della Giustina, a assinatura do protocolo representa “um passo importante rumo à integração das regiões serrana e sul, que compartilham paisagens, histórias e oportunidades semelhantes”. Segundo ele, a união de esforços é o caminho para consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, e isso só acontece quando as pessoas se unem para fazer turismo. “Quando trabalhamos juntos, todos ganham, os municípios, os empreendedores e, principalmente, o visitante”, destacou.

Mais do que um projeto, a Rota Caminho das Serras simboliza uma nova forma de enxergar o turismo em Santa Catarina, baseada na colaboração, na sustentabilidade e na valorização do que há de mais autêntico em cada município. “É o início de uma jornada coletiva que promete fortalecer o nome da Serra Catarinense e de seus vizinhos como um destino de experiências únicas e integradas”, reforçou o vice-presidente do Conserra, Henrique Folster.

Fotos: Divulgação

Por Diretoria de Comunicação – Conserra

Leia também

Deixe um comentário