1ª Gincana de Matemática do Sistema Municipal de Educação envolveu estudantes de doze escolas

Por Luiz Del Moura

A competição foi realizada no Ginásio Ivo Silveira e envolveu cerca de 120 participantes entre estudantes, professores e direções de 12 escolas municipais. Com 2.710 pontos conquistados, a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Suzana Albino França foi a grande vencedora

Um dia para celebrar e se divertir com a matemática. A Secretaria Municipal de Educação de Lages promoveu, nesta terça-feira (18 de novembro), a 1ª Gincana de Matemática do Sistema Municipal de Educação. A competição foi realizada no Ginásio Ivo Silveira e envolveu cerca de 120 participantes entre estudantes, professores e direções de 12 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs). Ao final de todas as provas, a Emeb Suzana Albino França somou 2.710 pontos e foi a grande vencedora. A Emeb Índios foi vice-campeã com 2.591 pontos somados. O 3º lugar ficou com a Emeb Professor Osni de Medeiros Régis, que ao final da disputa teve 2.521 pontos.

Os estudantes vivenciaram desafios matemáticos com jogos e brincadeiras, baseados em atividades de raciocínio lógico. As atividades tinham por objetivo estimular os estudantes a realizar as tarefas com espírito de equipe, resolvendo questões matemáticas de forma lúdica e dinâmica, possibilitando melhor compreensão prática da disciplina.

A prefeita Carmen Zanotto agradeceu a participação das 12 unidades de ensino envolvidas no evento. “Parabéns a cada estudante, professor e diretor que participou desta nossa 1ª Gincana de Matemática. Foi uma competição do saber e uma celebração do conhecimento”, destacou a prefeita Carmen.

O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, parabenizou as unidades de ensino vencedoras e o esforço de todos os envolvidos.  “Quero parabenizar não só as escolas vencedoras, as Emebs Suzana Albino França, Índios e Professor Osni de Medeiros Régis, mas sim todos os professores, estudantes e direções que se esforçaram para estar aqui. O ensino da matemática não se faz apenas na sala de aula e pode ser agradável e divertido. Hoje tivemos uma demonstração disso”, complementa o secretário Cristian.

Para a professora formadora do componente curricular de Matemática da Secretaria da Educação e organizadora da 1ª Gincana, Liliane Cardoso, eventos lúdicos estimulam o apreço dos estudantes pelo componente curricular. “A realização dessa gincana é um passo importante para revelar talentos na área da matemática e colaborar para a melhoria dos índices de ensino como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, ressalta a professora Liliane.

O estudante Arthur Castilho de Araújo, de 15 anos, da vencedora Emeb Suzana Albino França sempre gostou de matemática e sentia falta de eventos como este. “É uma matéria que eu gosto bastante. Dos últimos anos pra cá a gente não teve muito essas coisas de gincana, mas eu gosto quando tem. Pretendo seguir a carreira de técnico de informática, me formar em Sistemas de Informação e seguir pela área da Tecnologia da Informação (TI)”, relata Arthur.

A 1ª Gincana do Sistema Municipal de Educação foi disputada por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Texto: Glaucir Borges

Fotos: Marcos Heitor de Carvalho

Galeria

Leia também

Deixe um comentário