Ação Prefeitura Mais Perto de Você movimenta o bairro Popular e leva serviços essenciais à população

Por Luiz Del Moura

A ação hoje conta com 22 instituições participando ativamente, entre secretarias municipais e entidades parceiras

A ação que leva os serviços essenciais da administração municipal chegou ao bairro Popular, nesta sexta-feira (1°). A “Prefeitura Mais Perto de Você” envolveu as secretarias municipais de ponta, numa iniciativa que visa descentralizar os serviços e garantir que todos os cidadãos tenham acesso desde as demandas mais básicas, como o encaminhamento de documentos pessoais, até o direcionamento ao mercado de trabalho, abertura de pequenas empresas, qualificação profissional, lazer e orientações sobre trânsito, preservação do meio ambiente, entre outras iniciativas.

O estande do Balcão Cidadão, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, formou fila de pessoas que buscavam o encaminhamento para a nova Carteira de Identidade Nacional. Também foram realizadas inscrições para o Casamento Comunitário promovido pela prefeitura, que acontecerá em novembro, e outras demandas do setor.

A ação não contemplou somente os adultos. As crianças da região se divertiram nos brinquedos instalados, como o pula-pula, comeram pipoca e fizeram fila para a pintura facial.

O prefeito Antonio Ceron enfatiza que a ação cresce cada vez mais e atende aos anseios da comunidade, que é ter a prefeitura mais perto, facilitando o acesso e garantindo a cidadania de todos. “Hoje temos 22 instituições participando ativamente, entre secretarias municipais e entidades parceiras. É nosso dever enquanto poder público descentralizar os serviços e levar até a população o que eles precisam”, diz.

As secretarias municipais que tiveram um envolvimento direto com a ação: Desenvolvimento Econômico e Turismo; Agricultura e Pesca; Assistência Social; Saúde (com atendimentos do Castramóvel); Diretran; Obras; Comunicação Social; Educação; Defesa Civil; Serviços Públicos e Meio Ambiente (Projeto Lixo Orgânico Zero); Semasa (Diretoria de Resíduos Sólidos).

Outras instituições também foram parceiras, tornando o programa mais abrangente, como o Senac; CIEE; Orion Parque; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Fundação Carlos Jofre do Amaral; Banco da Família e Rádio Massa FM (teve sorteio de brindes). A Rádio Clube de Lages fez a cobertura e transmitiu ao vivo direto do local.

Oportunidade de trabalho para quem precisa

Outro setor bastante procurado foi o Banco do Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O senhor Marcos Valério de Oliveira, de 60 anos, busca uma oportunidade na área de técnico em segurança do trabalho, campo que tem vasta experiência. Desempregado há três anos, ele conta os desafios e dificuldades que vem enfrentando com o avanço da idade. “É muito difícil encontrar uma empresa com as portas abertas para quem tem mais do que 50 anos de idade. A maioria busca profissionais até no máximo 45 anos, e isso limita muito pra gente, pois ainda estamos ativos e longe da aposentadoria”, lamenta. Ele sobrevive de trabalhos manuais, com artesanatos campeiros e na fabricação de artigos para churrasco através da solda de ferro. No Banco de Emprego, ele conseguiu o encaminhamento para entrevista numa empresa do ramo e está otimista. “Temos muita esperança de voltar ao mercado de trabalho, não podemos desistir”.

Saúde e meio ambiente marcou presença

Ações do meio ambiente marcaram presença no evento, com o mutirão de Lixo Eletrônico, realizado pela Diretoria de Resíduos Sólidos da Semasa. São recolhidos materiais como pilhas, baterias, celulares, televisores, computadores, eletrodomésticos, além do recolhimento de óleo de cozinha usado e vidros. A comunidade pode levar seu lixo eletrônico até o local da ação e caminhões também percorrem o bairro na busca ativa. O projeto Lixo Orgânico Zero também esteve presente, com orientações sobre o Método Lages de Compostagem e o movimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Secretaria de Saúde levou o Castramóvel, que realizou atendimentos mediante agendamento prévio. Uma equipe fez os cadastros uma semana antes da ação de quem tinha interesse em castrar seu animalzinho de estimação. Ao todo serão castrados vinte animais, sendo 16 gatos e quatro cães de raça indefinida. A Saúde também ofereceu aferição de pressão arterial e teste de glicemia; ponto de coleta de medicamentos para a Farmácia Solidária; orientações sobre o programa Saúde na Mão; vacinação na UBS.

Outros serviços oferecidos à população:

Programa Qualifica Melhor – Inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional.

Sala do Empreendedor – Abertura e formalização como Microempreendedor Individual (MEI)

Turismo – Passeio de ônibus com guia por pontos históricos de Lages com alunos da rede municipal de ensino em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Secretaria da Assistência Social – Ação ProCard; Inclusão e atualização do Cadastro Único; consulta  de benefícios do Bolsa Família; encaminhamentos a programas sociais; Orientações e serviços CRAS I; atividades recreativas.

Defesa Civil – Distribuição de material didático; atendimentos para avaliação de árvores e muros em situação de risco; avaliação de córregos para limpeza; atividades sobre educação ambiental

Secretaria de Agricultura e Pesca – Distribuição de mudas de hortaliças e frutas

Diretran – Escolinha de Trânsito e distribuição de material informativo

CIEE – Programa estágio (cadastro e encaminhamentos de vagas)

Banco da Família – Orientações financeiras e divulgação do programa Juro Zero

Senac – Atividades de orientação profissional (maquiagem infantil e divulgação de cursos gratuitos)

Orion Parque Tecnológico – Cadastro gratuito de empresas na plataforma Somos Lages

Uniplac – Orientações sobre bolsas de estudo e distribuição de brindes

CAV/Udesc – Divulgação de cursos gratuitos de graduação e pós-graduação; curso preparatório para ingresso em universidades (Supera CAV)

Espaço da beleza – corte de cabelo e escova para mulheres; consultoria de imagem pessoal para entrevista de emprego; automaquiagem básica. Serviços de barbearia para homens.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Ary Barbosa de Jesus Filho

Leia também

Deixe um comentário

um × 5 =