Adolescentes, de olho no futuro, fazem visita de reconhecimento ao Fórum de Lages

Por Luiz Del Moura

­Objetivo do programa é apresentar opção de profissões aos jovens

Alunos do projeto Semear visitaram o Fórum da comarca de Lages numa ação do programa Olhando para o Futuro, no qual as profissões são apresentadas aos estudantes com o objetivo de fomentar sonhos. A recepção e a condução do grupo foram feitas pelo juiz diretor, Alexandre Takaschima, e a estagiária Larissa Simiano.

Com uma linguagem simples e didática, o magistrado explicou sobre o funcionamento do Fórum, como ocorrem os trabalhos nos setores, tirou dúvidas e acompanhou o grupo pelo Salão do Júri, sala de audiência, gabinete e cartório. Os jovens puderam, além de conhecer as dependências da unidade e viver um pouco da rotina forense, aprender sobre as profissões jurídicas.

“Logo no término da tarde, nossa aluna Áurea, de 12 anos, já comentava que quer ser uma juíza. Isso demonstra que a visitação atingiu seu objetivo: criar sonhos e novas perspectivas no pensamento dos adolescentes”, conta a vice-presidente do Projeto Semear Lages, Jamille Ghislandi Almeida, ao destacar que os estudantes saíram da visita satisfeitos e empolgados.

Para o magistrado, este tipo de ação aproxima o Judiciário dos jovens e oportuniza uma experiência que pode interferir positivamente no projeto de vida dos estudantes. “Vejo que nesta fase, eles têm muitas dúvidas, assim como todos nós tivemos um dia, e é essencial que conheçam as diversas possibilidades para fazer uma escolha profissional que os fará felizes no futuro”, diz Takaschima, ao confirmar que a visitação foi um momento leve e descontraído.

Sobre o projeto Semear

O Projeto Semear Lages foi criado em 2015 com o objetivo precípuo de doações de doces e de alimentos para comunidades carentes de Lages. Com o advento da pandemia e o aumento considerável de desigualdade social, o projeto Semear Lages se reinventou e propôs à comunidade a realização de aulas cidadãs, onde mães e filhos participam do curso com o ideal de se tornarem agentes de mudança social.

Por meio de programas como o Qualificar para Transformar, Olhando para o Futuro e Formação de Lideranças, o projeto Semear Lages propõe às famílias a qualificação com dinamismo e desafios e recebe, sobretudo, a mudança de perspectiva de vida e de sonhos dessas famílias, com o direito de sonhar e almejar um futuro promissor.

O projeto Semear tem parceria com a Uniplac e atende as famílias do bairro Caça e Tiro, Habitação, Ponte Grande, Morro Grande, Várzea e Bom Jesus. A sede do projeto está localizada na universidade, no laboratório e incubadora Midi.

Taina Borges – NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Leia também

Deixe um comentário

sete + 3 =