Com cerca de 70 operações mensais, terminal passa por melhorias contínuas que garantem mais segurança e eficiência às operações aéreas
A execução das obras é de responsabilidade da empresa Matias Brasil Engenharia, com previsão de conclusão para maio de 2025. “Estas melhorias são fundamentais para consolidar a segurança e a eficiência das operações no Aeroporto de Lages. Nosso compromisso é com o desenvolvimento e a modernização da infraestrutura, sempre pensando no bem-estar da nossa população e na atratividade para novos investimentos”, declara a prefeita Carmen Zanotto.
O Aeroporto possui uma pista de asfalto com 1.530 metros de comprimento por 30 metros de largura, equipada com balizamento noturno e sistema de operações por instrumentos. Atualmente, registra cerca de 70 operações mensais, entre pousos e decolagens de aeronaves executivas, operações de segurança pública, transporte de órgãos e traslados médicos. “A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Lages é primordial para assegurar que o Aeroporto de Lages continue desempenhando seu papel estratégico no desenvolvimento econômico e social da nossa região. Nossa Secretaria está empenhada em prestar a manutenção e os cuidados necessários para que o espaço atenda às demandas atuais e futuras”, sintetiza o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.
Agora, uma nova fase está em curso, com a assinatura da ordem de serviço que autoriza a contratação de empresa para a elaboração do projeto executivo de revitalização da pista. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 500 mil.
Esta nova etapa contempla:
- Revitalização do pavimento da pista de pouso e decolagem;
- Recuperação do pátio de estacionamento das aeronaves;
- Nova pintura da pista e do pátio;
- Nivelamento da faixa preparada da pista, e
- Substituição de equipamentos obsoletos, como o farol rotativo do aeródromo, o indicador de vento iluminado e o Regulador de Corrente Contínua (RCC) do balizamento noturno.
A atualização destes itens é considerada essencial à segurança e regularidade das operações aéreas, principalmente em voos noturnos e em condições meteorológicas adversas.
Outro avanço importante foi a recente autorização concedida pelo Comando Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II) para o início da operação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) da cabeceira 35. Trata-se de um sistema de iluminação visual que fornece aos pilotos indicações sobre a rampa correta de aproximação para pouso, aumentando significativamente a segurança durante as operações de aterrissagem.
Texto e fotos: Allan Borges