O próximo protocolo a ser lançado será o da Pessoa Idosa, que já está em fase de finalização
De acordo com a Secretária Cláudia Bassin, a elaboração deste protocolo surgiu da necessidade de criar um fluxo dentro da própria Secretaria para que os servidores, sejam novos ou antigos, consigam visualizar o trabalho com todas as etapas, desde os serviços mais básicos até os mais complexos. “Sentíamos muitas dificuldades por parte dos funcionários de entender o perfil das pessoas em atendimento. Este protocolo veio para instrumentalizar e potencializar o atendimento, para que tenha cada vez mais qualidade”, explica Cláudia.
Na cartilha está especificado todos os atendimentos, desde a porta de entrada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), até os encaminhamentos necessários. A Secretaria de Assistência Social conta com oito unidades de CRAS e três Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), dois acolhimentos institucionais de crianças e adolescentes e outro de adultos e famílias, além dos serviços de medidas socioeducativas.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) funciona como ponto de apoio para aqueles que moram e/ou sobrevivem nas ruas. O Serviço de Abordagem Social tenta abrigar as pessoas em situação de rua durante o inverno, e retirá-los da uma situação precária durante o frio rigoroso. “Lidamos com todo tipo de situação. A Assistência Social tem um trabalho muito amplo, não ficando somente na questão das pessoas em situação de rua, mas no atendimento a famílias em vulnerabilidade e questões sociais. Trabalhamos com a garantia de direitos, desde atendimento à saúde, direito à escola, violência patrimonial e financeira, combate ao abandono de idosos e uma série de questões mais complexas”, explica a secretária.
Atualmente o Centro Pop acolhe 24 pessoas em situação de rua. O trabalho vai muito além de dar assistência com um teto para dormir e refeições, mas seguem na tentativa de dar uma nova perspectiva de vida a essas pessoas. “Ficamos muito felizes com uma situação em que um de nossos usuários do Centro Pop conseguiu se reorganizar e hoje até alugou uma casa e segue sua vida com mais estrutura”, conta.
Para os migrantes (pessoas que vêm de outras cidades), o prazo de permanência é de sete dias, prorrogáveis por mais sete. De setembro do ano passado até agora, foram fornecidas 300 passagens para que estas pessoas pudessem voltar ao seu local de origem. Neste mesmo prazo, a Secretaria de Assistência Social realizou 117 mil atendimentos e mais de seis mil visitas domiciliares.
O próximo protocolo a ser lançado será o da Pessoa Idosa, que já está em fase de finalização. A expectativa é de que seja distribuído no Dia do Combate à Violência Contra Pessoa Idosa.
Texto: Aline Tives
Fotos: Fábio Pavan