No próximo dia 02 de abril, quando se celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) inicia uma programação especial de vídeos sobre o atendimento às pessoas com autismo na área da Educação Especial.
No dia 02, quarta-feira, às 13h30 será apresentado ao vivo, no Canal da FCEE no Youtube, a palestra “Temas do Cotidiano”, quando serão abordados temas como treinamento de pais, comunicação alternativa e seletividade alimentar de pessoas com autismo.
Já ao longo do mês será apresentada a websérie “Autistas em atendimento na FCEE”, que vai mostrar resultados de atendimentos realizados no campus da Fundação, em São José, narrados por familiares ou pelos próprios educandos.
O autismo em Santa Catarina
Em Santa Catarina, uma das bases de dados que oferece um panorama do autismo é a Carteira de Identificação do Autista, expedida pela FCEE. De fevereiro de 2020, quando foi lançada, até abril de 2025, cerca de 32 mil pessoas com autismo já foram beneficiadas com o documento.
Nas 242 instituições especializadas credenciadas à FCEE, os autistas são o principal público em atendimento. No ano de 2025, das 29 mil pessoas que recebem atendimento, 22.243 são autistas.
Outra referência catarinense é o sistema Educação na Palma da Mão da Secretaria de Estado da Educação, que revela o painel do total de matrículas, turmas e escolas da Educação Básica da rede estadual de ensino. Em 2025, do total de 535 mil estudantes matriculados nas escolas estaduais de Santa Catarina, 13.785 são de estudantes com diagnóstico de TEA.
Saiba mais em autismo.fcee.sc.gov.br
Confira abaixo a programação de vídeos da FCEE:
Autismo: Temas do Cotidiano
Treinamento de pais, comunicação alternativa e seletividade alimentar com profissionais do Centro de Reabilitação Ana Maria Philip (CENER) da FCEE
Data: 02/04/2025 (quarta-feira)
Horário: 13h30
Link: https://youtube.com/live/k_bvRtrKKdU
Websérie “Autistas em atendimento na FCEE”
Data: ao longo do mês de abril 2025
Local: Redes sociais da FCEE (Instagram, Facebook e Canal no Youtube)