Equipe técnica composta por engenheiros usou caminhão com plataforma elevatória (tipo cesto aéreo), para visualização e perícia sobre a área para avaliação do local que foi liberado após o procedimento
O tráfego de veículos e circulação de pedestres será liberado nos próximos dias ao lado da Catedral Diocesana de Lages. Após a queda de uma pedra ornamental da fachada da torre principal em 13 de janeiro, uma força-tarefa técnica foi mobilizada para realizar inspeções e garantir a segurança da estrutura e das pessoas que circulam no entorno. A situação, que inicialmente gerou preocupação, foi prontamente analisada e solucionada com medidas emergenciais.
Durante inspeção com uso de drone, foi identificado outro elemento pétreo com indícios de instabilidade, apresentando fissuras, sinais de descolamento e perda de integridade nas juntas de argamassa. O material, feito de arenito de entalhe ornamental, estava fixado na parte superior da torre de sinos à esquerda da fachada principal. Na terça-feira (16 de setembro), equipe técnica composta por engenheiros usou caminhão com plataforma elevatória (tipo cesto aéreo), para visualização e perícia sobre a área para avaliação do local que foi liberado após o procedimento.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, destacou o compromisso do município com a segurança e a preservação do patrimônio histórico. “A Catedral é um símbolo da nossa cidade, atuamos de forma rápida e responsável para garantir que nenhuma vida fosse colocada em risco e, ao mesmo tempo, protegemos um bem tão importante para a história e identidade de Lages. Agora, com parecer técnico, podemos retirar os tapumes e continuar a mobilidade urbana”, declara a prefeita.
O engenheiro Diogo Felipe Steinheuser, responsável pela perícia técnica afirma não ter mais riscos para a população e o entorno pode ser liberado. “O trabalho seguiu todas as normas de segurança e hoje podemos afirmar que não há mais risco de queda de pedras do local. Vamos fazer um laudo final após esta última vistoria e ainda nesta semana autorizaremos a retirada dos tapumes”, explica o engenheiro.
Com a conclusão dos trabalhos e a garantia de segurança da estrutura, a Prefeitura de Lages juntamente com a Secretaria de Obras e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Seplam) fazerão a retirada dos tapumes que isolavam a área para liberação do trânsito no entorno da Catedral. “Nos próximos dias receberemos o laudo final e já poderemos fazer a remoção dos tapumes, representando o retorno à normalidade”, afirma o diretor de trânsito da Seplam, Ricardo Nerbass.
O elemento removido será catalogado e armazenado para eventual restauro, conforme diretrizes de conservação do patrimônio. A recolocação da peça ou sua substituição será avaliada por meio de projeto específico de restauro, conduzido por profissionais especializados.
Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Fábio Pavan