Reunião faz parte de uma série de ações da Prefeitura para ouvir as solicitações da população e garantir uma gestão mais presente
Durante a reunião foram abordados temas, como, cobertura por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), metas, produção, visitas domiciliares, lançamento de condições, anotações no prontuário, fluxo de trabalho da equipe, atendimentos de saúde bucal e intensificação de ações preventivas.
Os participantes manifestaram-se sobre diversas demandas, como melhorias de atendimento, sugestões de horários, protocolos de atendimento, sistemas e estrutura física da Unidade. A reunião também serviu para apresentar os trabalhos já desenvolvidos e em andamento pela Secretaria, e ouvir sugestões da comunidade.
A secretária da Saúde, Susana Zen, esclareceu sobre o trabalho que vem sendo realizado não somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas em todos os setores da Secretaria. “Através desta escuta ativa reforçamos o compromisso da administração municipal e da prefeita Carmen Zanotto em construir políticas públicas que atendam à realidade de cada bairro.”
A participação comunitária é um direito previsto na Constituição Federal e em outras legislações, permitindo que as pessoas se envolvam na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e, assim, contribuir para a construção de um bairro mais saudável e bem atendido.
A reunião contou com a presença também da secretária adjunta municipal da Saúde, Rose Possato, e presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Helena, Eloir Toldo (Socó).
Texto e fotos: Silvana Mateus