Educação da Serra Catarinense mobilizada para a Etapa Regional da CONAE 2024

Por Luiz Del Moura

Constituída em início de setembro, a Coordenação Organizadora Regional de Educação da Serra Catarinense (Cored/SC), com abrangência aos 18 municípios da Serra Catarinense, corre contra o tempo para finalizar, até meados de novembro, a análise do documento referência e definir a relação de delegados(as) que irão para a Conferência Estadual e após, com a possibilidade de acessar a Conferência Nacional Educação (Conae/2024), em janeiro de 2024.

Nesse trabalho, os municípios devem propor até dia 8 de novembro as alterações ao documento nacional e eleger os seus delegados, que participarão da Conferência Regional de Educação, nos dias 13 e 14 de novembro de 2023. O Coordenador Geral da Cored/SC, Professor Carlos Moreira, afirmou que “as associações de municípios aceitaram o desafio colocado pelo Fórum Estadual de Educação e estão realizando conferências como muito êxito em Santa Catarina”.  Para agilizar o trabalho na Serra Catarinense, foram definidas, segundo o Coordenador Geral, comissões, redes virtuais, grupo de trabalho e elaborado quatro documentos orientadores.

Na missão de produzir o documento que representará a participação dos municípios da Amures na Conferência Estadual, sete eixos nortearão os trabalhos. Como a criação do Sistema Nacional de Educação, a garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, direitos humanos, inclusão e diversidade, gestão democrática e educação de qualidade, valorização de profissionais da educação, financiamento público da educação pública e Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento socioambiental sustentável.

Integram O CORED/SC 27 membros, representando entidades como Amures, Cisama, Colegiado Regional de Educação da Serra Catarinense, escolas privadas, técnicos de secretarias municipais, Apae, Apas, Senac, Sesi, Senai, Sinte, instituições de ensino superior e outras entidades.

De acordo com Carlos Moreira, a Conferência Regional com as contribuições dos municípios acontecerá em dois momentos. Primeiro dia 13 de novembro, de forma virtual com palestra do professor Carlos Eduardo Sanches, Doutorando em Educação pela Universidade do Paraná. Já foi presidente da Undime Nacional e presidente do Conselho Nacional do Fundeb e tem larga experiência na área de gestão pública, com ênfase em administração educacional.

No segundo momento, dia 14, a Conferência Regional prossegue de forma presencial, no Teatro da Unifacvest. Ao todo são esperadas 350 pessoas e serão usadas oito salas de aulas para produzir a síntese das contribuições dos municípios e eleger os 31 delegados para a Conferência Estadual.

Leia também

Deixe um comentário

2 × cinco =