Degustação de Carne Angus atrai visitantes e criadores durante a Coopavel

Por Luiz Del Moura

Com muita Carne Angus Certificada e amostra de exemplares da raça, a Associação Brasileira de Angus marcou presença no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR). Cerca de 750 pessoas, entre criadores e apreciadores de produtos premium, passaram pelo estande da entidade para degustar o sabor único e a maciez da Carne Angus que foi oferecida pela Padrão Beef Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Carnes entre segunda e sexta-feira (11/2). Ao todo, 150 quilos de carne foram servidos. Cortes como maminha, entranha, peito, alcatra, fraldinha, ancho, bananinha e chorizo puderam ser apreciados com acompanhamentos como farofa, vinagrete, geleia de abacaxi e chimichurri.

Com organização do Núcleo de Criadores de Angus do Oeste do Paraná, da Associação Brasileira de Angus, do Frigorífico Argus, de São José dos Pinhais (PR), e da Padrão Beef Cooperativa, de Cascavel (PR), o estande reuniu em uma única ação produtores, indústria e consumidores. “Foi uma oportunidade ímpar, onde trocamos ideias em prol do futuro da carne na perspectiva de mercado”, destaca Nivaldo Dzyekanski, presidente da Associação Brasileira de Angus. O dirigente visitou a feira na quarta-feira (9/2), quando também esteve reunido com criadores e autoridades da região para troca de ideias sobre a raça em jantar de confraternização. “Pudemos ouvir e conversar com os produtores de novilho gordo que fornecem para o Programa Carne Angus Certificada sobre as ações da raça, entender seus gargalos e reforçar o compromisso da entidade”, conta.

Presidente da Padrão Beef Cooperativa, Lindonez José Rizzoto, reforça a relevância da participação do frigorífico em um dos maiores eventos do Brasil. “Nós destacamos uma importância muito grande a Padrão Beef estar presente na Coopavel, principalmente ao lado da Associação Brasileira de Angus”. O estande da Angus foi o único com degustação no evento.

Segundo Reno Paulo Kunz, presidente do núcleo de criadores, em função dos últimos dois anos de pandemia de Covid-19, os criadores tiveram dificuldades em manter os animais preparados para exposições. Por isso, nesta edição, além de exemplares puros, optou-se por levar animais meio-sangue preparados para o abate como forma de valorizar a força da Carne Angus Certificada. “Trouxemos animais que estão em confinamento fazendo a terminação para o abate da Carne Angus Certificada”, explica. Ao todo, 16 animais de três propriedades marcaram presença no evento: Angus Rio da Paz, de Cascavel (PR), Angus da Limeira, de Pinhão (PR) e Sítio VMK, de Campo Bonito (PR).

Crédito das fotos: Géssica Moraes e Jandora Alvim

Leia também

Deixe um comentário

18 + 4 =