Atendendo ao apelo do Papa Leão XIV, a Diocese de Lages viverá o mês de outubro como um forte tempo de oração pela paz e pelo fim dos genocídios em todo o mundo. A iniciativa foi oficializada em carta assinada pelo bispo diocesano, Dom Guilherme Antonio Werlang, e pela Coordenação Diocesana de Pastoral, publicada nesta quarta-feira (1º).
Na mensagem, o bispo recorda a exortação feita pelo Papa durante a Audiência Geral do último dia 24 de setembro, quando convidou todos os fiéis a rezarem diariamente o Rosário ao longo deste mês. “Convido todos, todos os dias do próximo mês, a rezar o Rosário pela paz, pessoalmente, em família e em comunidade”, afirmou o pontífice, convocando também uma oração mundial no dia 11 de outubro, às 18h (horário de Roma), na Praça São Pedro.
Inspirada por esse chamado, a Diocese de Lages propõe diversas ações para que as comunidades intensifiquem a oração do Terço em família, nos grupos paroquiais e nas celebrações litúrgicas. Entre as orientações, está o toque dos sinos em todas as igrejas aos sábados, às 18h, seguido da recitação do Rosário – seja de forma comunitária, nos locais onde não houver celebração, ou inserido nos ritos iniciais das missas e cultos.
Motivações de cada sábado de outubro:
- 04 de outubro – Memória de São Francisco de Assis e Encerramento do Tempo da Criação: oração pela paz com a criação e pelos defensores da justiça socioambiental.
- 11 de outubro – Memória de São João XXIII e aniversário do Concílio Vaticano II: oração em comunhão com o Papa e pela superação da intolerância religiosa e da violência.
- 18 de outubro – 96 anos de Instalação da Diocese de Lages e 5ª Sessão da 38ª Assembleia Diocesana de Pastoral: oração pela Igreja diocesana e pela construção de uma cultura de paz e diálogo.
- 25 de outubro – Véspera do Dia Mundial das Missões e DNJ: oração pela juventude, pelos missionários e pelos povos atingidos pelos conflitos armados no mundo.
Quem desejar, pode acessar e ler a carta na íntegra, disponível junto a esta publicação.
Encerrando a mensagem, o bispo faz um forte apelo: “Que este mês seja um tempo de oração perseverante e de compromisso com a paz. Caminhemos juntos como Peregrinos da Esperança e instrumentos da paz.”