Entre os dias 20 e 22 de agosto, acontece a 57ª Assembleia Regional de Pastoral, no Centro Diocesano de Formação Dom José Jovêncio Balestieri, em Rio do Oeste, na Diocese de Rio do Sul (SC). O encontro reúne bispos, padres, religiosas, lideranças pastorais e representantes de organismos e serviços do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina).
A Diocese de Lages está presente no evento com a participação do bispo diocesano, Dom Guilherme Werlang, do ecônomo diocesano, padre Hermes Tonini, e do coordenador diocesano de pastoral, Domingos Pereira Rodrigues, que representam oficialmente a Igreja lageana nesta importante instância de comunhão. Também participa da assembleia a Odete Maria da Costa, da Pastoral Afro, integrando a equipe do Regional Sul 4.


Logo na abertura, o padre Antônio Madeira, secretário executivo do Regional, recordou que a assembleia é espaço de comunhão, corresponsabilidade, animação e planejamento da ação evangelizadora. Ele destacou o que está previsto no regulamento do Conselho Episcopal Regional: “A assembleia é uma instância de comunhão, corresponsabilidade, animação, articulação, reflexão e planejamento da ação evangelizadora nas Igrejas do Regional Sul 4”.
Na sequência, Leon Souza, assessor do Regional, lembrou que em um tempo em que predominam relações individualistas, a assembleia é um espaço para reafirmar a Igreja como comunidade de irmãos e irmãs que caminham juntos, unidos pela fé. Ele sublinhou que a programação foi pensada a partir do Sínodo e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2025, com o objetivo de fortalecer os compromissos pastorais do Regional.
A primeira sessão da assembleia foi conduzida pelo frei Alexsandro Rufino, OFM, assessor canônico da CNBB, que refletiu sobre a finalidade das Províncias Eclesiásticas e dos Regionais da CNBB à luz do Direito Canônico. O canonista destacou que a Província Eclesiástica é uma circunscrição territorial que agrupa diferentes Igrejas Particulares, com o objetivo de fortalecer a comunhão entre os bispos e organizar a ação pastoral comum. O Conselho Episcopal Regional, explicou o frei, é uma instância criada pela CNBB para descentralizar a ação evangelizadora, promovendo a colegialidade episcopal e a colaboração mútua entre os bispos no âmbito regional.
A Assembleia segue até o dia 22 de agosto, aprofundando reflexões e decisões importantes para a missão evangelizadora da Igreja em Santa Catarina.