A Farmácia Solidária, da Secretaria de Saúde de Lages, localizada dentro da Farmácia Básica Municipal, registrou, desde abril, mais de 60 mil comprimidos doados para aproximadamente 900 pessoas. Esse é o resultado do auxílio da própria população que levou ao local remédios que tinham em casa e não utilizavam, sendo destinados a quem precisa.
Segundo o servidor da Farmácia, Gilmar Gentil, são atendidas em média 30 pessoas por dia buscando os medicamentos. “Temos comprimidos que são bem procurados para diabetes como Metformina e Glibenclamida, para hipertensão como Metoprolol, Anlodipino, Atenolol, Enalapril e Levanlodipino. Já para doenças respiratórias, a Budesonida, Aminofilina, Spiriva e Fluticasona, disse.
“No nosso estoque possui até mesmo para prevenção de AVC, o Xarelto e a Varfarina, além de vitaminas e anticoncepcionais. Lembrando que só aceitamos doações de medicamentos dentro da validade”, complementou.
Para o secretário municipal da Saúde de Lages, Claiton Camargo, o auxílio de empresas e pessoas jurídicas também é essencial. “A parceria, tanto com a população quanto com pessoas jurídicas, vem trazendo bons frutos para quem precisa de medicamentos que não constam na lista da Farmácia Básica Municipal”, comentou.
Como doar a Farmácia Solidária?
Se a pessoa ou empresa possui algum medicamento/insumo (com validade superior a 3 meses) e gostaria de fazer uma doação basta apresentar os seguintes documentos:
– Ficha de Cadastro (disponível no site lages.sc.gov.br na aba serviços/editais e também no ato da doação);
– Documento oficial com foto;
– Cópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), se pessoa jurídica.
E quem vai retirar os medicamentos?
Documentos para retirar as doações:
– Receita do medicamento (não precisa ser necessariamente do SUS)
– Documento oficial com foto.
A Farmácia Solidária está localizada na Central de Atendimento, junto à Farmácia Básica Municipal e funciona de segunda a sexta-feira para arrecadação, das 08h às 12h e das 13h às 17h, e para a retirada de doações. Serão aceitas quaisquer medicações com lote e validade (três meses ou mais) visíveis, com exceção dos medicamentos termolábeis (produtos sensíveis a grandes variações de temperatura, que devem ser armazenados em temperatura controlada). Não serão aceitas doações em dinheiro, somente dos itens materializados.
Texto e fotos: Natasha Monteiro