A feira acontecerá na próxima quarta-feira (19 de novembro). Atividades incluem debates, ações nos serviços de assistência social e evento na Praça do Terminal com estandes, apresentações culturais e foco no fortalecimento do empreendedorismo negro
A Assistência Social de Lages através do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) realiza, ao longo do mês de novembro, uma série de ações voltadas à valorização da cultura, da história e das lutas da população negra em Lages. A programação busca ampliar a conscientização sobre o racismo, o racismo estrutural e suas consequências, promovendo diálogo e reflexão com toda a sociedade lageana.
As atividades incluem ações nos serviços da Assistência Social e rodas de conversa na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), marcadas para os dias 17 e 18 de novembro. O ponto alto da programação será a 2ª Feira do Afroempreendedor, que ocorrerá na próxima quarta-feira (19 de novembro), das 9h às 17h, na Praça Vidal Ramos Sênior (Praça do Terminal).
A Feira do Afroempreendedor integra as celebrações do Dia da Consciência Negra e tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo negro, destacando a ancestralidade, a identidade e o protagonismo das pessoas negras do município. O evento contará com nove estandes, reunindo produtos e serviços de diferentes categorias.
A programação tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Serviços Públicos, Vigilância Sanitária, NEABI, Uniplac e Fundação Cultural de Lages, que participará diretamente da feira, com apresentações de Dança Afro-brasileira do projeto África de Todos os Tons e com o Grupo de Tambor do Mestre Fú, do projeto Que terreiro é esse, da Associação Cultural Matakiterani, ambas no período vespertino, ambos no período vespertino.
A prefeita Carmen Zanotto destacou a relevância do evento para a cidade. “Valorizar a cultura negra é reconhecer a importância histórica, social e humana de um povo que constrói diariamente a nossa identidade. As ações do Compir fortalecem essa consciência e ampliam oportunidades para a população negra de Lages”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória, enalteceu a iniciativa da pasta, que promove a inclusão e a igualdade. “A feira e toda a programação do mês representam espaços de diálogo, visibilidade e incentivo ao empreendedorismo. A Assistência Social é parceira porque acredita na força e na potência da população negra do nosso município”, ressaltou.
O Compir convida toda a comunidade a participar das atividades e momentos que celebram, exaltam e tornam ainda mais visível a cultura negra em Lages.
Texto: Samuel Gonçalves
Arte: João Francisco Custódio Maciel
