Mais de 600 Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias estão em capacitação

Por Luiz Del Moura

Organizado pela Regional de Saúde de Lages, com apoio da Secretarias Municipais de Saúde dos Municípios e da Associação de Municípios da Serra Catarinense (Amures), a Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, mobilizou 630 profissionais. A informação é da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária da Regional de Saúde de Lages, Ana Paula Scoss Antunes.

O treinamento iniciou na terça-feira e continua nessa quarta com diferentes equipes, no Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac. Amanhã, será o último dia da capacitação com outras equipes no Parque Tecnológico da Serra Catarinense (Orion). “É a primeira vez que realizamos uma capacitação nesse formato. A cada dia, diferentes equipes recebem informações sobre a Política Nacional de Atenção Básica, onde buscamos melhorar a resolutividade e a qualidade dos serviços em geral”, citou Ana Paula Scoss Antunes.

O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi acompanhou a abertura dos trabalhos nessa quarta-feira e destacou a responsabilidade dos agentes de saúde no programa de logística reversa de resíduos sólidos, do Instituto de Meio Ambiente (IMA).
“Vocês são linha de frente na orientação às famílias para não reutilizar, por exemplo, embalagens de medicamentos, mas destinar corretamente essa embalagem. O papel dos agentes de saúde e agentes de combate a endemias é extremamente importante na prevenção das doenças”, destacou Manfroi.

A assessora especial da Casa Civil na Serra Catarinense e ex-prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova, disse que a saúde é uma das prioridades do governo do Estado e a prevenção é fundamental, através da ação das equipes. “Vocês têm uma das missões mais nobres dentro da saúde pública. São os primeiros a detectar qualquer anormalidade, por conviver e cuidar da saúde das famílias em suas comunidades”, destacou Fernanda Córdova.

A capacitação tem momentos de interação e troca de informações nas palestras. E serve para os participantes tirarem dúvidas sobre a Política Nacional de Atenção Básica. Inclusive com demandas específicas de cada município para compartilhar e melhorar a atividade de campo das equipes de agentes de saúde e agentes de combate a endemias.

Texto e fotos: Onéris Lopes
Assessoria de comunicação – Amures

Leia também

Deixe um comentário

19 + 14 =