Diversidade e inclusão foi pauta na reunião do Núcleo de Gestão de Pessoas da Associação Empresarial de Lages (ACIL) realizada na manhã de terça-feira, 13 de maio. A conversa destacou a importância de diferenciar inclusão de mera integração, apontando que a presença de pessoas com deficiência no ambiente corporativo só se traduz em inclusão quando há realmente participação, oportunidades de desenvolvimento e respeito às individualidades.
Casos reais foram apresentados, como jovens com deficiência auditiva e intelectual que, com o suporte adequado, conquistaram maior autonomia, desde a assinatura do próprio nome até o uso independente do transporte público. Esses relatos reforçaram o papel das empresas na promoção de um ambiente que estimule o crescimento pessoal e profissional, indo além do cumprimento de metas.
Além das experiências positivas, também foram discutidos os desafios ainda presentes, como o risco de atitudes discriminatórias, a necessidade de capacitação das lideranças e a urgência de se estabelecer protocolos claros de apoio. Nesse sentido, reforçou-se a necessidade de sensibilização contínua da equipe, por meio de rodas de conversa, treinamentos e a busca de parcerias de instituições especializadas, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos de Surdos (APAS), Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (ADEVIPS).