Prefeitura de Lages presta suporte à força-tarefa da Celesc para remoção de cabos inutilizados

Por Luiz Del Moura

Ação conjunta entre Celesc, Secretaria de Serviços Públicos e operadoras de telecomunicações segue cronograma de limpeza dos postes com retirada de cabos obsoletos, contribuindo para a organização urbana e segurança da população

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) deu continuidade, nesta quarta-feira (3 de setembro), a uma ação estratégica em Lages, com o objetivo de promover a limpeza e organização da rede aérea de cabos instalados nos postes da cidade. A iniciativa é uma determinação da prefeita Carmen Zanotto e conta com o apoio da Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos, além da colaboração das operadoras de telefonia e Internet atuantes no município.

Nesta etapa, os trabalhos são realizados ao longo da avenida Marechal Castelo Branco, nas proximidades da Mesquita Islâmica, com a retirada de cabos que não estão mais em uso e que contribuem para a poluição visual e desordem urbana. “A organização dos espaços públicos passa também pela rede de infraestrutura aérea da cidade. Esta ação representa um passo importante na busca por uma cidade mais limpa, segura e bem cuidada. A parceria com a Celesc e com as operadoras mostra o quanto podemos avançar quando trabalhamos de forma integrada e com foco na população”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.

A força-tarefa é executada com base em um levantamento técnico de identificação dos pontos com maior acúmulo de fiação em desuso. A Secretaria de Serviços Públicos, por suas equipes do setor de Iluminação Pública, atuou diretamente no planejamento e suporte operacional. A Diretoria de Trânsito (Diretran) também participa da ação garantindo a segurança no trânsito e a logística necessária para a execução das atividades em vias movimentadas.

Segundo técnicos da Celesc, além de prejudicar a estética urbana, a presença de cabos desativados pode representar risco de acidentes, dificultar manutenções e comprometer a segurança da rede elétrica e da iluminação pública. Um cronograma está em andamento para que a força-tarefa avance a outras regiões da cidade nos próximos meses. “Esta iniciativa vai ao encontro dos esforços da Prefeitura de Lages em manter a cidade organizada, funcional e preparada para o futuro. Cada fio retirado representa mais segurança, mais visibilidade e mais cuidado com o patrimônio urbano”, ressalta o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.

Texto: Allan Borges

Fotos: Lucas Centenaro

Galeria

Leia também

Deixe um comentário