Prefeitura de Lages realiza segundo encontro setorizado e amplia diálogo com mais 15 Associações de Moradores

Por Luiz Del Moura

Em 2025 outras duas edições estão programadas. Localidades do interior também serão contempladas

Aproximar-se da população para facilitar a escuta, recepção, conversa, análise e resolutividade de reivindicações dos habitantes de Lages em diversas áreas, como, infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, abastecimento de água, saneamento básico, habitação, educação, agricultura, empregabilidade e empreendedorismo, e poder compartilhar a atualização a respeito dos serviços, atividades, programas, projetos e resultados dos trabalhos concretizados nestes primeiros dez meses de governo municipal, como impulso à participação ativa e inclusão da sociedade nos assuntos de interesse público. Com estes propósitos, a Prefeitura de Lages promove, periodicamente, encontros setorizados, contemplando diferentes regiões do município, a partir de tratativas junto às associações de moradores. O segundo encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (29 de outubro), com lideranças comunitárias e moradores de 15 bairros e loteamentos – Bates, Coral, Chapada, Dom Daniel, Frei Rogério, Gethal, Jardim Panorâmico, Morro do Posto, Nadir, Penha, Santa Maria, São Miguel, Tributo, Vila Esperança, Vila Maria e Vila Mariza.

A prefeita Carmen Zanotto foi a anfitriã dos trabalhos. Secretários municipais compareceram à reunião, realizada no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Irmã Dulce, no bairro Guarujá, e interagiram com os moradores, ouvindo suas solicitações, e comprometeram-se a avaliar cada tópico e tomar as providências cabíveis a cada situação. Estiveram presentes as seguintes autoridades: Secretário-chefe de Gabinete, Samuel Ramos; secretário de Obras, Cleber Machado Arruda; secretária da Saúde, Susana Zen; secretária-adjunta da Saúde, Rose Cristina Possato; secretário-adjunto da Educação, Edenir Erimar Espindula; secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini; secretário-adjunto de Serviços Públicos, Helder Violandi; diretora-presidente da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Paula Cristina Pinheiro Granzotto; secretária da Assistência Social, Inês das Graças Salmória; secretário executivo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro); presidente da União das Associações de Moradores, Gilmar Antunes, e a gerente administrativo do Caic Irmã Dulce, Eronice Gonçalves, além de vereadores. O primeiro encontro foi em 29 de setembro.

Mais perto das pessoas para alcançar maior eficiência do tempo – resposta. “Importante a Prefeitura, através do nosso Gabinete e dos secretários e secretárias municipais, com os presidentes das associações de moradores, estarmos cada vez mais próximos da comunidade, compartilhando o que está sendo feito, mas, também, avaliando tudo aquilo que precisa ser feito em função das condições da cidade que nós recebemos. Muita coisa já foi feita, mas muita coisa a gente precisa fazer. Em especial: Nós temos uma cidade com mais de 800 quilômetros de ruas não pavimentadas e muitas com asfalto, porém, uma pavimentação danificada. Mas, estamos trabalhando intensa e incansavelmente, e acreditamos que conseguiremos avançar para melhorar e darmos mais qualidade de vida a nossa população”, argumenta a prefeita Carmen Zanotto.

Corresponder ao esperado pela coletividade. “Um dos compromissos da prefeita Carmen é estar sempre próximo das pessoas. E nós firmamos um acordo com a União das Associações de Moradores de fazer estes encontros setorizados, por ciclos. Terminados estes ciclos, avaliaremos as situações suscetíveis de solução. Automaticamente, agora começamos a dar as devolutivas das solicitações da primeira reunião, quando foi contemplada a região Sul, área do bairro Santa Catarina. São eventos importantes para sabermos, diretamente das pessoas, quais são as suas dificuldades, em que o Poder Público precisa atuar. Estas lideranças precisam ser valorizadas pelo trabalho voluntário que desempenham em nome de toda a comunidade”, comenta o secretário-chefe de Gabinete, Samuel Ramos. “Faremos ainda neste ano um encontro para contemplar as associações de moradores que representam as localidades do interior, para ouvir as demandas de quem reside na área rural do nosso município”, complementa Samuel Ramos.

Busca da eficácia e satisfação. “Este segundo encontro foi bem interessante. A comunidade e os presidentes de associações participaram atentamente. Receberam, também, respostas já positivas, de secretários, sobre as questões de ruas, de bocas de lobo (drenagem), tubulação. Então foi bem produtivo hoje”, resume o presidente da União das Associações de Moradores, Gilmar Antunes.

Nas novas agendas, mais duas regiões urbanas e área rural do município – total de quatro encontros em 2025

Conforme a metodologia e programação de separar o município em quatro áreas, a administração municipal já está em planejamento para visitar as próximas regiões de bairros de Lages. Serão mais dois encontros até o fim deste ano; um em meados de novembro, entre o dia 15 e dia 20, e outro no início do mês de dezembro, fechando quatro edições em 2025. As reuniões serão retomadas no começo de 2026.

O terceiro encontro de 2025 está prestes a acontecer. A programação é atender, nesta oportunidade, os moradores dos bairros Universitário, Popular, Várzea, Caça e Tiro e Habitação e adjacências. Está no radar, inclusive, a região dos bairros Petrópolis, Ipiranga, Beatriz, Gralha Azul, São Carlos, São Pedro e São Francisco. Lages possui 72 bairros.

Em breve haverá uma reunião agraciando os moradores da área rural de Lages, com atendimento em um sábado e durante o dia, de acordo com a rotina das famílias do interior. Este deverá ser o quarto e último encontro setorizado em 2025. O município de Lages conta com três distritos rurais – Índios, Santa Terezinha do Salto e Coxilha Rica – e 21 comunidades do interior, entre as quais, Lambedor, Macacos, Três Árvores, Floresta, Rancho de Tábuas, Potreiros, Cadeados, Gramados, Mirante, Entrada do Campo, Cedro Alto, Santa Catarina, Manfroi, Cabo de Lança, Morrinhos, Cajuru, São Jorge e Bodegão. Na integralidade são 2.049 quilômetros de estradas.

Texto: Daniele Mendes de Melo, com colaboração de Flavio Fernandes

Fotos: Marcos Heitor de Carvalho

Leia também

Deixe um comentário