Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente cuida da limpeza e organização de espaços nas proximidades da Festa Nacional do Pinhão

Por Luiz Del Moura

São 25 funcionários de limpeza e 18 fiscais em revezamento entre Parque de Exposições e Recanto do Pinhão. Nesta temporada de Festa Nacional do Pinhão, elementos rústicos e campeiros são facilmente avistados e admirados pelo público com maior predominância, a exemplo de uma carrocinha transformada em floreira na avenida Presidente Vargas

Previamente ao início da 34ª Festa Nacional do Pinhão (promovida entre 24 de maio e 2 de junho), maior evento/festival artístico e cultural da Serra Catarinense e um dos maiores do segmento gastronômico da região Sul do Brasil, a prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em torno de 25 dias antes, com suas equipes de servidores, formadas por aproximadamente 120 funcionários, atuou em operação na área externa e adjacentes do Parque de Exposições Conta Dinheiro, com roçada, limpeza da frente do local e entorno, poda de plantas/árvores, pintura de elementos de orientação e segurança no trânsito e renovação, e recolhimento de entulhos e de galhos em todos os bairros da região e arredores, como Conta Dinheiro, Gethal, Guarujá, Dom Daniel, Vila Maria, Passo Fundo, São Sebastião, Coral e Vila Mariza, além dos pontos de acesso ao perímetro urbano do município em razão do alto número de turistas em direção a Lages pelas rodovias BR-116 – Acesso Sul e Acesso Norte, BR-282 e SC-390.

No território de dentro do Parque de Exposições foi executado, anteriormente ao período da Festa, atividades de roçada, poda, limpeza e pintura de todo o Parque. E, enquanto a Festa Nacional do Pinhão acontece, de 24 de maio a 2 de junho, a Secretaria de Serviços Públicos realiza limpeza, pintura e fiscalização do trabalho de comerciantes ambulantes na área externa do Parque Conta Dinheiro, como a venda de produtos artesanais e de bilhetes de sorte.

Já no Recanto do Pinhão Aracy Paim, reduto de exposição de artistas musicais dos estilos gaúcho, nativista e sertanejo, realizado no Calçadão da Praça João Costa, centro de Lages, ocorre, ainda, recolhimento permanente de resíduos no Calçadão e limpeza de banheiros públicos. São 25 funcionários de limpeza e 18 fiscais em revezamento entre Parque de Exposições e Recanto do Pinhão Aracy Paim.

O trabalho de limpeza é efetuado no Parque Conta Dinheiro nas primeiras horas da manhã e no período vespertino. Por sua vez, a fiscalização por servidores de Serviços Públicos, nos horários do evento. Colaboradores da prefeitura cumprem escalas em turnos de horários, durante todo o dia, e no período da noite, até as 23 horas.

Na parte interna do Parque, a limpeza é feita todos os dias nos períodos matutino e vespertino, por empresa contratada pela AME Arte, Música, Entretenimento. Após o último dia da Festa Nacional do Pinhão, a prefeitura providenciará a limpeza normal externa.

Embelezamento temático de outono e inverno ao ar livre

O paisagismo, arborização e ornamentação de espaços de uso coletivo público em Lages, notórios em jardins de parques, praças, calçadões, canteiros centrais e rótulas de trânsito são planejados, montados e desenvolvidos pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, a partir de espécies de flores e outros tipos decorativos, cultivados no Horto Municipal das Flores, mantido pela pasta. Nesta temporada de Festa Nacional do Pinhão, elementos rústicos e campeiros são avistados pelo público com maior predominância, a exemplo de uma carrocinha transformada em floreira com plantas coloridas de vivacidade e harmonia, enfeitando o canteiro situado na avenida Presidente Vargas, ponto em direção à avenida Belizário Ramos (Carahá) e às ruas Frei Rogério e Correia Pinto.

Ordem, estética visual agradável e boa impressão aos lageanos, visitantes vizinhos e turistas são a prioridade. “Convidamos a todas as pessoas de perto e de longe a prestigiarem a nossa querida Festa do Pinhão. Estamos de braços abertos para receber os turistas e lhes oferecer uma Lages hospitaleira, com comida típica, calor humano e atrações locais, regionais e nacionais”, projeta o secretário Fabrício Daniel Moreira Martins.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação e Nilton Wolff

Leia também

Deixe um comentário

4 − 4 =