Em um esforço conjunto para combater o crescente número de transtornos mentais graves e severos entre crianças e adolescentes, a Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica com programas de saúde mental, em parceria com a Escola de Artes Escola de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL), está promovendo uma iniciativa importante no município: um teatro voltado para o público escolar, como parte das atividades do setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), tem registrado um aumento preocupante no número de atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e severos. O diagnóstico e tratamento inadequados desses transtornos têm contribuído para um aumento na incidência de ideação suicida e autoagressão, incluindo a denominada mutilação.
Com o intuito de abordar e desmistificar temas relacionados à saúde mental, a peça teatral visa informar e educar alunos, professores e diretores sobre os serviços disponíveis na rede municipal de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a iniciativa busca criar um ambiente propício para o diálogo e a conscientização sobre questões tão sensíveis como a saúde mental, que muitas vezes são negligenciadas ou estigmatizadas.
As apresentações estão marcadas para a próxima terça-feira (12), em dois horários: às 08h30 da manhã, na Escola de Educação Básica Mutirão, e às 14h30, no Centro Educacional Vidal Ramos Júnior. Os organizadores esperam que o teatro seja um catalisador para a compreensão e o apoio a indivíduos que possam estar enfrentando desafios emocionais e psicológicos, bem como uma oportunidade de reforçar a importância da prevenção ao suicídio.
O setembro Amarelo é uma campanha mundial que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção do suicídio, promovendo o diálogo e a busca de ajuda quando necessário.
Texto e foto: Thiago Junkes