Vila do Artesanato no Natal FelizCidade encanta público pela beleza e qualidade dos produtos

Por Luiz Del Moura

Estão disponíveis para venda artigos artesanais e manuais, além de confeitos natalinos de produção própria, com os objetivos de fortalecer a cultura local, incentivar a economia criativa e o empreendedorismo e valorizar o artesanato lageano

Quem visita o Natal FelizCidade no Calçadão da Praça João Costa, Centro de Lages, encontra um espaço acolhedor que chama a atenção pela organização, criatividade e diversidade de produtos. Trata-se da Vila do Artesanato, um ambiente especialmente preparado para valorizar o trabalho e o empreendedorismo de artesãos e confeiteiros locais durante a programação natalina.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Os acadêmicos foram responsáveis pela elaboração do projeto arquitetônico e urbanístico das casinhas que abrigam a comercialização dos produtos artesanais.

De acordo com a secretária da pasta, Suzana Duarte, a proposta vai além do período natalino. “Nosso projeto prevê a implantação permanente da Vila do Artesanato a partir do próximo ano.”

Ao todo, os estudantes da Uniplac desenvolveram 13 projetos completos, que contemplam desde o modelo das casinhas até a proposta de jardinagem do espaço. “É um trabalho que atende à orientação da prefeita Carmen Zanotto de valorizar os produtos locais, incentivar o empreendedorismo e gerar renda para a população. A Secretaria de Planejamento Urbano também é parceira nesta ação”, ressalta Suzana.

Durante o Natal FelizCidade, cinco casinhas compõem a Vila do Artesanato. Nelas, artesãos individuais e confeiteiros locais selecionados por meio do Edital nº: 01/2025 – com sorteio público – expõem e comercializam seus produtos. O espaço permanecerá aberto ao público até o dia 23 de dezembro, das 10h às 22h.

Estão disponíveis para venda artigos artesanais e manuais, além de confeitos natalinos de produção própria, com os objetivos de fortalecer a cultura local, incentivar a economia criativa e o empreendedorismo e enaltecer o artesanato lageano.

A gerente de Inclusão, Cidadania e Produção Artesanal da Prefeitura de Lages, Débora Martendal, explica que os produtos comercializados são resultados de trabalhos manuais confeccionados pelos próprios artesãos. “São itens que podem ter caráter utilitário, educativo, terapêutico ou recreativo, com temática natalina ou livre, desde que feitos manualmente”, explica.

Também fazem parte da Vila produtos de confeitaria artesanal com temática natalina, como, pães, bolos e bolachas decoradas, chocolates artesanais, panetones, presépios de chocolate, trufas, cookies temáticos e doces diversos, todos elaborados conforme as normas sanitárias e inspirados nas tradições do Natal.

Artesãs aprovam iniciativa da Prefeitura e celebram sucesso da Vila do Artesanato

As artesãs Tatiane Wegner e Elisangela Neto destacam o bom movimento registrado nos dias e noites em que a Vila do Artesanato está em funcionamento, e aprovam a iniciativa da Prefeitura de Lages em disponibilizar o espaço para a comercialização dos produtos artesanais durante a programação do Natal FelizCidade.

Segundo Tatiane, a proposta tem contribuído para reverenciar o trabalho das artesãs e atrair o público ao Centro da cidade. “A prefeita Carmen Zanotto está de parabéns. As casinhas ficaram lindas e a nossa cidade voltou a ter um Natal que encanta, com luz, organização e muitas atrações. As pessoas estão nas ruas, prestigiando nossos produtos e acompanhando as apresentações no palco do Natal FelizCidade”, comemora.

Elisangela também salienta o alcance do evento, que tem atraído visitantes de diversas regiões. De acordo com ela, já passaram pela Vila do Artesanato turistas de Florianópolis, Chapecó, de cidades da Serra Catarinense e até de outros países, como, Inglaterra e Chile. “Muitos já estão na cidade para passar o Natal com amigos e familiares. Todos elogiam Lages, a decoração, as luzes e o clima de alegria. Isto representa o verdadeiro espírito do Natal, com as pessoas reunidas, felizes e celebrando o nascimento do Menino Jesus”, conclui.

A Vila do Artesanato integra a programação do Natal FelizCidade e se consolida como um espaço de valorização da cultura local, empreendedorismo, geração de renda e fortalecimento do turismo no município.

Texto: Ari Junior

Fotos: Nilton Wolff

Leia também

Deixe um comentário