Infraestrutura urbana sustentável é uma das prioridades na gestão da prefeita Carmen Zanotto, assim como monitoramento e manutenções no perímetro urbano, que voltaram a ser frequentes. Parceria entre Secretaria de Obras e Infraestrutura, Semasa e Diretran garante resposta imediata à população
Ao se deslocar para as ruas José Berlim, no bairro Universitário, e Cândido Ramos, no Centro, os profissionais identificaram que se tratava de trabalho conjunto. Inicialmente, com maquinário próprio, a Secretaria de Obras e Infraestrutura faz a escavação, necessária para avaliar a extensão do problema e, então, dá andamento aos consertos e reparos indicados. Nas situações citadas, o resultado foi o mesmo: tratava-se de redes de esgoto ou abastecimento de água.
Nestes casos, a reestruturação interna é realizada pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento como, por exemplo, com conserto de rede, reparos de vazamentos e religação correta. O trabalho envolve ainda a Diretoria Municipal de Trânsito (Diretran), para sinalizar e isolar a área, além de monitorar as condições da via. Como se trata de via urbana pavimentada (com asfalto ou lajotas), a continuidade e finalização do serviço volta a ser com a Secretaria de Obras e Infraestrutura.
O apoio conjunto das secretarias e autarquias municipais (em alguns casos a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Lages também é acionada), vem sendo fundamental para solucionar as demandas identificadas. “Estamos sempre a postos. Essa sinergia garante uma resposta rápida à população e a solução do problema. Serviços de drenagem urbana podem ser complexos, envolvendo diversas variáveis e se estendendo por vários dias, a depender das condições do subsolo”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Agilidade e eficiência têm sido prioridades na gestão da prefeita Carmen Zanotto. E a infraestrutura urbana sustentável voltou a receber a devida atenção e manutenções. Além do monitoramento do próprio Município, qualquer cidadão pode contribuir, informando e solicitando melhorias na cidade. A Central de Atendimento da Secretaria de Obras e Infraestrutura está localizada na rua Roraima, número 74, no bairro São Cristóvão, ou através do telefone (49) 3019-7548 (funciona também como WhatsApp). Já a Semasa, atende na rua Manoel Thiago de Castro, número 199, no Centro, ou pelos telefones (49) 3380-3100 e 115 (plantão).
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Divulgação/Secretaria de Obras e Infraestrutura