Frente fria avança nas próximas horas

Por Luiz Del Moura

O avanço da frente fria nas próximas horas vai deixar alguns estados em alerta. À medida que o sistema se desloca, os riscos de chuvas intensas e de temporais afetam outras áreas do país

A frente fria ganhou força nas últimas horas sobre o Rio Grande do Sul e já foram registrados pontos de alagamentos em diversas cidades do oeste e sul do estado gaúcho. A tendência é de que o sistema comece a avançar sobre outras áreas da Região Sul ainda nesta sexta-feira (09) elevando os riscos de chuvas intensas e de temporais.

A frente fria avança sobre o Brasil ao longo desta sexta-feira (09), sistema frontal aumenta os riscos de chuvas intensas e temporais. Além disso, com os altos volumes de precipitação previstos, o potencial para transtornos é alto, principalmente no Rio Grande do Sul, onde já foram registrados.

Para o hoje (09) e amanhã (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas laranja e amarelo para a possibilidade de temporais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e de São Paulo, devido ao avanço do sistema frontal para essas áreas.

No restante desta sexta-feira (09), a frente fria provoca chuvas intensas e temporais, diversas áreas do Rio Grande do Sul vão permanecer sob alerta laranja que indica a chance de altos volumes de precipitação. Ainda nesta sexta-feira (09), a chuva acumulada pode chegar aos 60 mm em Porto Alegre/RS, 80 mm em Santa Maria/RS e aos 140 mm em Santo Antônio das Missões/RS.

O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com mostra que a partir da tarde de sexta-feira (09) o sistema frontal vai se deslocar rapidamente alcançando outros estados como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e até mesmo regiões do Mato Grosso.

Desta forma, o sábado (10) têm riscos de chuvas intensas e temporais já no começo da madrugada. Durante a manhã as chuvas diminuem sobre o Mato Grosso do Sul e Paraná. A cidade de Curitiba/PR deve registrar chuvas pela manhã e no decorrer da tarde, mesma situação de outras cidades paranaenses e paulistas caso de Londrina/PR e Presidente Prudente/SP.

No período da tarde a frente fria volta a espalhar chuva em alguns estados e eleva, novamente, os riscos de transtornos. Quem acreditou que a capital paulista não iria registrar pancadas de chuva, se enganou. Para São Paulo/SP e para o restante do estado, o sábado (10) será marcado por chuvas, em destaque na porção mais a leste onde os volumes que variam entre 5 e 25 mm.

Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de sábado (10), segundo o modelo ECMWF.
Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de sábado (10), segundo o modelo ECMWF.

Até lá, a frente fria já terá perdido força, o que diminui mas não zeram as chances de chuvas intensas e temporais isolados sobre o estado. O mesmo vale para o Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, uma vez que os volumes de precipitação acumulados para este sábado (10) não devem superar 15 mm e em regiões pontuais podem chegar aos 30 mm.

Leia também

Deixe um comentário

20 − seis =