Klabin participa de formatura do Programa Protetores Ambientais de Santa Catarina

Por Luiz Del Moura

A Klabin participou, na quinta-feira (30/11), da formatura das 17ª e 18ª turmas do Programa Protetor Ambiental de Santa Catarina (PROA), uma iniciativa da Polícia Militar Ambiental do Estado. O evento marca o fim de uma série de ações para capacitar estudantes do ensino fundamental da rede de ensino de Lages e região em temas relacionados ao cuidado com o meio ambiente, tornando-os multiplicadores do conhecimento adquirido na comunidade.

O Programa Protetor Ambiental tem como missão despertar o sentimento de integração com a natureza, promovendo uma relação mais sustentável com o meio ambiente entre as crianças. Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação de Santa Catarina, a ação busca estimular a consciência da importância de preservação e cuidado, contando com o apoio da Klabin.

“A Klabin é parceira do Programa Protetores Ambientais desde 2005 e, por meio da ação, busca incentivar, cada vez mais, o conhecimento sobre o meio ambiente e a conservação da biodiversidade, mostrando todo o trabalho da empresa em suas áreas de conservação na região”, diz Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

O PROA proporciona treinamento teórico e prático sobre conservação da natureza, legislação ambiental, fauna e flora locais, civismo, moral e ética. Ao longo dos anos, a ação beneficiou mais de 500 adolescentes em diversos municípios de atuação da Klabin no estado.

Esta não é a única iniciativa que a Companhia trabalha em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina. A Klabin também é apoiadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd) desde 2018 e, nestes seis anos de parceria, já disponibilizou cerca de R$ 250 mil em patrocínios. Os recursos foram empregados na aquisição de materiais e equipamentos para o desenvolvimento de aulas e atividades do Proerd, dentro do Projeto de Prevenção às Drogas e à Violência, realizado pelo Núcleo de Serviço Social da Polícia Militar de Santa Catarina, bem como nas formaturas anuais do Projeto.

“A Klabin acredita na geração de valor compartilhado, com o objetivo de contribuir para a construção de um futuro melhor.  Temos muito orgulho em apoiar os programas desenvolvidos pela Polícia Militar de Santa Catarina e de também realizar, na região, outros projetos consolidados e reconhecidos pela comunidade como Matas Legais e Programa Caiubi “, finaliza Nogueira.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Assessoria de Imprensa – Klabin

Leia também

Deixe um comentário

4 × três =