Programa Desenvolve Mais Bairro e a ação Lages em Busca do Lixo Zero, da Prefeitura, irão movimentar a região do bairro Santa Catarina

Por Luiz Del Moura

Mobilização ocorrerá nesta sexta-feira (17 de março), das 9h às 12h, no CAIC do bairro Santa Catarina com objetivo de aproximar a comunidade dos serviços da administração municipal

Mais uma vez a Prefeitura de Lages realizará ações em prol da comunidade, descentralizando serviços essenciais ofertados pela administração municipal. Nesta sexta-feira (17 de março), a sétima edição do programa “Desenvolve Mais Bairro”, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, juntamente com a ação “Lages em Busca do Lixo Zero”, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, irão movimentar a região do bairro Santa Catarina. A ação ocorrerá nas instalações do CAIC Nossa Senhora dos Prazeres, localizado na rua Dr. Aujor Luz, 810.

A iniciativa conta com a parceria das seguintes secretarias municipais: Desenvolvimento Econômico e Turismo; Agricultura e Pesca; Saúde; Diretran; Comunicação Social; Defesa Civil; Meio Ambiente e Serviços Públicos e Semasa (Diretoria de Resíduos Sólidos). A Rádio Clube fará a transmissão da programação ao vivo no local. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Carlos Joffre do Amaral oportunizarão atendimentos para Jovem Aprendiz e Estágios. O Banco da Família prestará orientações financeiras e esclarecimentos sobre o programa Juro Zero. O SENAC realizará atividades de orientação profissional, maquiagem infantil e divulgação de cursos gratuitos. A Rádio Massa FM promoverá sorteios e distribuição de brindes.

“Estamos chegando no sétimo Desenvolve Mais Bairro e a cada edição percebemos uma excelente adesão da comunidade. A essência do programa é justamente levar os serviços essenciais da administração municipal para mais perto das pessoas, ampliando o acesso ao emprego, a cidadania e criando mais oportunidades”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Joinha Mondadori.

Confecção da Carteira de Identidade e oportunidades de emprego

Por parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo serão ofertados serviços do Balcão Cidadão como a confecção do Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, Cartão SUS e solicitação de seguro-desemprego. Serão entregues 15 senhas, por ordem de chegada para confecção da nova Carteira de Identidade Nacional.

A comunidade terá acesso ao cadastramento de currículos e encaminhamentos para vagas de trabalho, através do setor Banco do Emprego. Quem busca por capacitação, poderá se inscrever nos cursos gratuitos de qualificação profissional, disponíveis no setor Qualifica Melhor, que inclusive está com uma programação especial de cursos voltados às mulheres durante o mês de março. As pessoas terão acesso à Sala do Empreendedor, com orientações sobre a abertura e formalização como Microempreendedor Individual (MEI).

Turismo nas Escolas

O setor do Turismo disponibilizará passeios de ônibus com guia por alguns dos principais pontos históricos de Lages a alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Nossa Senhora dos Prazeres. A ação faz parte do projeto Turismo nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

 

Agricultura e Pesca

A Secretaria de Agricultura e Pesca promoverá a distribuição de mudas de hortaliças. A Secretaria da Saúde, por sua vez, disponibilizará vacinação contra a Covid-19, testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatites B e C, ponto de coleta de medicamentos para a Farmácia Solidária, e orientações sobre o programa Saúde na Mão.

Ação “Lages em Busca do Lixo Zero”

A Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente desenvolverá a ação “Lages em Busca do Lixo Zero”, que prevê o recolhimento de entulhos, galhos, materiais eletrônicos em desuso e qualquer outro tipo de resíduo sólido. Será realizada também a distribuição de mudas de árvores nativas.

Lixo Eletrônico

A Semasa, por meio da Diretoria de Resíduos Sólidos promoverá o “Mutirão de Lixo Eletrônico”. A comunidade poderá levar até o local da ação, materiais inservíveis como pilhas, baterias, celulares, televisores, computadores, eletrodomésticos. Também haverá, ponto de recolhimento de óleo de cozinha usado e vidros.

Ações Educativas de Trânsito

A Diretoria de Trânsito (Diretran), promoverá ações da pista educativa de trânsito e a distribuição de material informativo. A Defesa Civil Municipal fará a distribuição de material didático, atendimentos para avaliação de árvores e muros em situação de risco, avaliação de córregos para limpeza, atividades sobre educação ambiental e distribuição de mudas de árvores.

 

Texto: Flávio Fernandes

Arte: Divulgação

Leia também

Deixe um comentário

cinco × 2 =