Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com demais instituições realiza programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Por Luiz Del Moura

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), o Conselho Municipal de Economia Solidária (CMES), o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), órgãos vinculados à Secretaria de Assistência Social e Habitação, da Prefeitura de Lages, realiza nessa terça-feira (8 de março), a partir das 9 horas, uma programação de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. O evento tem participação também da Secretaria de Políticas para a Mulher, da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Popular, juntamente com demais apoiadoras(es).

As atividades serão realizadas nas dependências da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Popular (campinho), próximo à Unidade Básica de Saúde e do CEIM, com o Tema: Combate a todo Tipo de Violência Contra a Mulher. Nesse mesmo dia a Câmara de Vereadores realiza Sessão Especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Programação:

Nas dependências da Associação de Moradores e Amigos do B. Popular (Sede e campinho):

Início das Atividades às 9 horas, com Abertura, Acolhida e Apresentações das Instituições, Secretarias e Movimentos Sociais presentes.

Durante todo o dia haverá no local:

1. Feirinha e exposição de artesanatos confeccionados por Mulheres – Fórum Regional de Economia Solidária.

2. A presença da Imprensa.

3. Distribuição de materiais educativos alusivos aos Direitos das Mulheres e outras informações de interesse das mesmas por parte de entidades e projetos participantes.

4. Ponto de Arrecadação de absorventes – Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher.

5. Rodas de conversas sobre: violência doméstica, violência institucional, Direitos das vitimas, Direitos da Mulher – com Comissões da OAB (de Direitos das Vítimas, de Combate à Violência Doméstica, e da Mulher), Fórum de Mulheres do Mercosul (FMM-Brasil-Lages) e outras OSCs presentes.

6. Distribuição de mudas e sementes variadas – Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca e Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente.

7. Diálogos com Vereadoras da Procuradoria da Câmara e Mulheres de Partidos Políticos presentes, acerca do Tema: Participação da Mulher na Política.

8. Troca de Livros. Para tanto: leve seu livro já lido e troque por algum que ainda não leu.

9. Nos intervalos entre uma e outra atividade (manhã e tarde), haverá Cirandas com as Crianças e Adolescentes – Comissão da Infância e Juventude da OAB-Lages.

10. Distribuição de material relacionado à violência na escola – Gecal (Uniplac).

11. Realização de testes rápidos de HIV AIDS- ACASEF.

Durante a Manhã haverá no local:

1. Atendimento Individualizado sobre Direitos das Mulheres – Advogadas: Denise Paes, Suani Mota, Adriele Alberti, Gabriela Picoli, Amanda Canônica e Erli Camargo.

2. Bingo Pedagógico com as(os) presentes – Projeto SOS Ladys.

Durante à Tarde haverá no Local:

1. Às 13h30 – Mística alusiva ao Dia Internacional da Mulher – Pastoral da Juventude da Diocese de Lages – PJ.

2. Às 14h30 – Dança Circular – Rose Burigo.

3. Às 15h – Palestra: Mulher na política / Convite para a Sessão especial da noite: Estatuto Municipal dos Direitos da Mulher, cujo evento histórico fará parte da programação – Procuradoria da Mulher da Câmara (Vereadoras Susana, Elaine e Katsumi).

4. Às 15h30 – Roda de Conversa sobre Saúde Mental – Sec. da Saúde/ CEASM/NEPHS – Psicólogas Mariana Morgensten e Myrian Silva.

5. Exposição e distribuição de material; coleta de assinaturas contra o desconto de 14% dos aposentados; atividades de recreação e alongamentos – SINTE Regional Lages.

6. Bingo Pedagógico com as(os) presentes – Projeto SOS Ladys.

7. Atividades físicas para melhor idade – Julia Forell (Educadora Física).

8. Às 16h30 – Encerramento da Tarde com Dança Circular de envio – Rose Burigo.

Atividade de Encerramento do Dia

Às 19h30 – Sessão Especial na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Lages, onde será apresentado o Projeto de Lei que criará o Estatuto Municipal dos Direitos da Mulher – Procuradoria da Mulher.

Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Lages

Leia também

Deixe um comentário

5 × 5 =