O deputado Altair Silva (PP) esteve na última sexta-feira (14) em São Joaquim, na Serra catarinense, para conferir o funcionamento do sistema antigranizo, uma ferramenta importante para evitar prejuízos causados pela intempérie climática aos produtores rurais.
O parlamentar destacou a importância do equipamento, uma vez que “possibilita mais segurança aos produtores de maçã e de outras culturas que também podem ser beneficiadas. Com a implantação do sistema antigranizo, não há a necessidade de se fazer a cobertura dos pomares e de assegurar a produção contra esse tipo de adversidade”.
O dispositivo tem a capacidade de proteger cerca de 80 hectares. Ele funciona a partir de uma mistura explosiva de oxigênio e gás acetileno que é detonada dentro do aparelho e produz ondas de choque capazes de deter a formação do granizo na atmosfera quando a tempestade ainda está se desenvolvendo.
Altair Silva visitou a propriedade do engenheiro agrônomo e fruticultor Lauro Zandonadi, pioneiro no uso do sistema na região. Zandonadi ressaltou que, só neste ano, o equipamento protegeu os pomares em três oportunidades. “Uma empresa faz o monitoramento climático contínuo. Com 24 horas de antecedência, eles começam a emitir alertas sobre a possibilidade de chuva de granizo. Caso a tempestade se confirme, é essa empresa que faz o acionamento do canhão até que o gelo se dissipe completamente”, explicou o engenheiro.
“Precisamos tornar a instalação do antigranizo uma política pública em Santa Catarina. Nosso estado é destaque nacional na produção de maçã e outras culturas e sofre muito com catástrofes climáticas. Agora, temos a possibilidade de evitar os prejuízos causados pelas tempestades de granizo e precisamos tornar essa tecnologia mais acessível aos nossos produtores”, salientou o deputado.
A visita ao fruticultor Lauro Zandonadi também foi acompanhada pelo presidente da Associação dos Produtores de Maçã e Pera de SC (Amap), Rafael Vieira Grillo, pelo secretário executivo da organização, Maurício Montibeller, e pelo prefeito eleito de São Joaquim, Jose Teodoro Amaral.
Exportação de maçãs
O deputado Altair Silva também visitou a Perboni, empresa especializada na comercialização de produtos alimentícios. Cleber de Souza, diretor administrativo da companhia, detalhou as principais demandas do setor, como a instalação de uma Unidade Técnica Rural do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na região serrana.
De acordo com Souza, a presença do Mapa é importante para dar agilidade na liberação da maçã para a exportação, pois o órgão é responsável pela emissão do certificado fitossanitário, documento necessário para a venda de produtos agropecuários para outros países.
Altair Silva é presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e pontuou que o colegiado realizou reuniões com os produtores e com a Cidasc para buscar formas de resolver a questão, que também está sendo debatida com o Mapa.—