Prefeito Antonio Ceron empossa Ozair Coelho de Souza no cargo de secretário municipal da Agricultura e Pesca

Por Luiz Del Moura

O novo secretário comunicou ao público seu primeiro desafio e providência nos próximos dois dias: Percorrer as localidades rurais de Lages, com a pretensão de averiguação e avaliação das condições das estradas de terra e de cascalho após as chuvas torrenciais de junho deste ano, para então a prefeitura efetuar a sua recuperação

Vice-prefeito de Otacílio Costa, mesmo município onde atuou como vereador no Poder Legislativo, deputado estadual em Santa Catarina, diretor na prefeitura de Lages e, recentemente, vereador em Lages. Com este currículo e 60 anos completados no dia 28 de julho, Ozair Coelho de Souza, popularmente conhecido como Polaco, tomou posse no cargo de secretário da Agricultura e Pesca de Lages, em solenidade oficial liderada pelo prefeito Antonio Ceron no fim da tarde desta quarta-feira (02).

O decreto de posse nº: 20.432, foi assinado e entregue pelo prefeito Antonio Ceron em cerimônia prestigiada por secretários, executivos e servidores de pastas municipais variadas; vereadores; lideranças comunitárias; moradores, comerciantes e prestadores de serviços do perímetro urbano e de localidades rurais do município, e profissionais técnicos da Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Produtores rurais (agricultores) de localidades rurais estiveram presentes, a exemplo de Mirante, Rancho de Tábuas, Três Árvores, Entrada do Campo, Índios, Santa Terezinha do Boqueirão, Cadeados, Macacos e Passo dos Souza.

O novo secretário, recém empossado, comunicou ao público seu primeiro desafio e providência nos próximos dois dias (3 e 4 de agosto): Percorrer as localidades rurais de Lages, com a pretensão de averiguação e avaliação das condições das estradas de terra e de cascalho após as chuvas torrenciais de junho deste ano, provocadoras de sérios danos na infraestrutura da malha viária do interior, para então a prefeitura efetuar a sua recuperação. Lages possui aproximadamente dois mil quilômetros de estradas rurais, essenciais à economia pelo agronegócio – agricultura – e pecuária, viabilizando o escoamento de produtos aos pontos de comercialização e, consequentemente, aos consumidores finais.

Em seu discurso de posse, Ozair Coelho de Souza (Polaco), lembrou o Programa Porteira Adentro, em que o serviço de manutenção de estradas avança para dentro das porteiras das propriedades, com o patrolamento e cascalhamento dos acessos às casas dos moradores, permitindo que a produção das propriedades rurais possa ter abastecimento facilitado. Perto de 500 famílias, donas de propriedades rurais, já foram beneficiadas. Recordou, ainda, o período em que trabalhou como diretor na Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca de Lages, ao lado do ex-secretário da pasta, Osvaldo Uncini, falecido em 31 de maio deste ano, aos 78 anos, em decorrência de um acidente com uma colheitadeira em uma de suas propriedades, na localidade de Santa Terezinha do Salto Caveiras.

Confiança na trajetória. “Eu sou filho da roça, criado no interior de Tangará, localidade de São Marcos. Sei bem como é viver na área rural e as dificuldades enfrentadas pelas famílias. O interior de Lages é extenso, e rico. A agricultura familiar é organizada e fonte, inclusive, para a merenda escolar. Orientei ao secretário Polaco que todos os moradores sejam prioridade, independentemente do número de pessoas que vivem em cada casa”, observa o prefeito Antonio Ceron.

Energia e vontade de trabalhar por já conhecer de perto a realidade dos cidadãos dos territórios rurais. “A partir de agora, jornada intensa de trabalho para atenuar os efeitos das chuvas que castigaram nossas estradas, e analisar os impactos da passagem/travessia dos caminhões extrapesados transportadores de toras de madeira. Nossas decisões precisam amparar tanto as famílias do agronegócio, quanto os empresários, pois o desenvolvimento coletivo não pode ser prejudicado. Estamos a postos e preparados para atender as pessoas a contento”, adianta o novo secretário da Agricultura e Pesca, Ozair Coelho de Souza (Polaco).

Mais sobre o novo secretário

Natural de Ponte Alta, a vida política de Ozair Coelho de Souza (Polaco) iniciou em Otacílio Costa, onde foi vereador, eleito em 1992. Foi presidente da Câmara de Vereadores de 1995 a 1996, e vice-prefeito, eleito em 1996.

Em 2006, candidatou-se a deputado estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Conquistou a posição de 3º suplente. Convocado duas vezes em 2010, tomou posse à 16ª Legislatura (2007-2011).

Em 2017, assumiu a direção administrativa da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca de Lages. Nas eleições de 2020 concorreu a vereador à Câmara de Vereadores de Lages e foi eleito. Agora, após 2,5 anos de mandato no Poder Legislativo, ocupará a linha de frente da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Fotos: Ary Barbosa

Leia também

Deixe um comentário

2 × dois =