Cerca de oito horas de buscas e uma grande mobilização que envolveu até mesmo, o Corpo de Bombeiros para localizar a balsa da localidade de São Sebastião do Canoas, entre Otacílio Costa e Palmeira. A ação que envolveu até drone, aconteceu na quinta-feira (17), liderada pelo prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar.
Entre a noite de quarta-feira e madrugada de quinta, vândalos desamarraram a balsa do local de atraque e soltaram rio a baixo. A forte correnteza arrastou a embarcação por ao menos cinco quilômetros. Pela manhã, ao ser informado do ocorrido, o prefeito determinou uma força tarefa para resgatar a balsa. Defesa Civil, bombeiros, voluntários, secretarias de Obras, Agricultura e um drone da Amures, pilotado por Anderson Amarante, foram colocados em ação para localizar a balsa.
Dois barcos rebocadores foram usados para arrastar a balsa por cerca de três horas, até o local de travessia entre os dois municípios. “Desde a primeira informação de soltura da balsa até a completa recuperação foram cerca de 14 horas de trabalho. Agradeço a todos que atenderam nosso chamado para essa força tarefa urgente”, disse o prefeito Fabiano Baldessar.
A balsa foi retirada da água e a partir dessa semana passará por reparos e manutenção para voltar a trabalhar normalmente em prol das comunidades dos dois municípios. Estimativas da prefeitura são de um prejuízo de ao menos R$ 100 mil por ações de vândalos nos últimos três anos, na balsa de São Sebastião do Canoas. Sobre a soltura de quinta-feira, o caso foi informado à polícia para investigar e responsabilizar os autores.
Texto: Onéris Lopes
Fotos: Anderson Amarante
Assessoria de Comunicação | Amures