Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência se reúne para definir ações

Por Luiz Del Moura

Na manhã dessa sexta-feira-feira (09), o Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, apresentaram para aprovação da prefeita municipal Claudiane Varela Pucci, vice-prefeita Ilzete e secretários o protocolo de integração da rede de atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência do município de Campo Belo do Sul.

As reflexões acerca do atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de violência difundiram a necessidade da criação de um protocolo que norteasse a atuação dos profissionais da rede de proteção, evitando ações fragmentadas e consequentemente a revitimização de crianças e adolescentes, vítimas de violência.

O processo de elaboração deste protocolo teve início no primeiro semestre do ano de 2022, com a criação de um grupo de trabalho, composto por profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e Conselho Tutelar, responsáveis pela elaboração e criação deste Protocolo (Ana Gorete Arruda, Elisangela Martinelli, Carine Elvira Camargo, Cintia Barros Cardoso, Ronaldo Macedo Pereira).

O objetivo é regulamentar a escuta especializada, acolhida, as formas de abordagens, o trabalho intersetorial da rede de proteção e os fluxos de encaminhamento, visando garantir o atendimento humanizado e no tempo adequado às necessidades das crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência no município de Campo Belo do Sul.

A construção deste material teve como referência a Lei nº 13.431/2017 e o Decreto 9.603/2018. Os profissionais foram capacitados através da AMURES e EGEM para atuarem na Escuta Especializada.

Assim por meio da cooperação de todos os integrantes do grupo, bem como a fixação de mecanismos de compartilhamento de informações e a definição da função de cada serviço e profissional de referência que supervisionará as atividades.

 

Por Assessoria de Imprensa de Campo Belo do Sul

Leia também

Deixe um comentário

nove − um =