Evento do Pacto pela Aceleração Territorial avança na construção do Masterplan da Serra Catarinense

Por Luiz Del Moura

Mais uma etapa estratégica do Pacto pela Aceleração Territorial foi realizada nesta quarta-feira (02) em São Joaquim, com um encontro dedicado ao projeto Masterplan da Serra — iniciativa que tem como objetivo enfrentar o desafio da integração territorial dos municípios da Serra Catarinense. O projeto é liderado pela Amures e integra o portfólio de 12 projetos estruturantes selecionados pelo Pacto para impulsionar o desenvolvimento regional.

Como parte da programação, foi realizado um workshop de cocriação da visão de futuro da Serra Catarinense para 2040. A dinâmica foi conduzida de forma participativa e teve como propósito construir de forma coletiva uma imagem desejada para o futuro da região, alinhando aspirações, potencialidades e compromissos em torno de um desenvolvimento mais integrado, sustentável e inovador.

O evento reuniu representantes de três hélices — poder público, setor privado e sociedade civil — em um momento de escuta ativa, troca de experiências e construção coletiva. O objetivo do Masterplan é estabelecer uma estratégia regional de longo prazo que promova cooperação entre os municípios, otimize o uso dos recursos e fortaleça a governança compartilhada em todo o território serrano.

Durante a programação, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, reforçou a importância de que os municípios da Serra Catarinense unam forças para pensar e planejar a região de forma integrada. “A Serra precisa caminhar em conjunto. Planejar de forma coletiva é o que vai garantir que nossos municípios cresçam de maneira equilibrada, com mais eficiência, menos desperdício e mais oportunidades para todos. Esse movimento é essencial para que possamos gerar mais oportunidades”, afirmou.

O macrodesafio da integração territorial foi identificado no processo de escuta e construção coletiva do Pacto e está entre os temas estratégicos a serem enfrentados para acelerar o desenvolvimento da região. O Masterplan da Serra atua como resposta direta a este desafio. A proposta é orientar um modelo de planejamento que vá além da infraestrutura, incorporando também estratégias para cooperação institucional, turismo e inovação, por exemplo.

O Pacto pela Aceleração Territorial é uma iniciativa coordenada pelo Fórum das Entidades Empresariais de Lages, com apoio e patrocínio de diversos parceiros, entre eles o Sicoob, o CREA-SC e a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Planalto Catarinense – AEA.

Texto: Raiane Macedo

Fotos: Onéris Lopes | Amures

Leia também

Deixe um comentário