Programa Saúde do Homem Rural segue incentivando o autocuidado do produtor

Por Luiz Del Moura

Uma ação marcada por conhecimento, serviços de saúde e momentos de interação e lazer. Assim foi o Programa Saúde do Homem Rural realizado recentemente em Abdon Batista com a participação de 259 produtores. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos, Prefeitura de Abdon Batista e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

O objetivo foi conscientizar os homens rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades, como o câncer de próstata, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do cuidado à saúde do homem. A iniciativa também buscou promover hábitos de vida saudáveis, com dicas sobre alimentação equilibrada, prática regular de atividade física e controle do estresse.

O 1º vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson José Argenton Pedrozo, destacou o sucesso do evento e a grande participação dos munícipes. “É uma grande satisfação poder acompanhar esse momento importante para estreitarmos o contato com o produtor rural. Apesar dos rótulos aplicados ao assunto, os eventos de saúde promovidos pelo Senar têm demonstrado o grande interesse e participação dos produtores, comprovando a importância do incentivo ao autocuidado e prevenção da saúde dos homens do meio rural”, salientou.

De acordo com o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro, o evento contou com palestras de urologistas, exames clínicos e também um ambiente voltado à informação dos produtores para o autocuidado. Foram realizados 259 exames de PSA e Colinesterase, mais de 50 consultas, entre outros serviços de saúde. “Promover o cuidado com a saúde, a autopreservação, é fundamental nos dias de hoje para que tenhamos qualidade de vida, especialmente no meio rural. Por isso desenvolvemos e incentivamos esse programa tão importante”, salientou o supervisor.

A participação dos produtores de Abdon Batista também foi destacada pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campos Novos, Luiz Sérgio Gris Filho, que agradeceu a adesão dos participantes na prevenção da saúde do homem rural e a colaboração dos médicos urologistas, Domingos Bertoldi e Francisco Loraschi, que conduziram as palestras e exames.

O prefeito Jadir Luiz de Souza afirmou a importância dessa parceria para incentivar o cuidado e a valorização da saúde do homem do campo. “Como um agricultor, vejo ainda mais a necessidade de voltarmos nossa atenção para essa causa. O dia de amanhã só vai existir se nos prevenirmos hoje”, concluiu.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens e, desde 2010, contabilizam 22.747 homens participantes.

 O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, assinalou a importância da ação ao comentar que a adoção de hábitos saudáveis contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, dentre eles, o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência. “Temos orgulho por sermos pioneiros, em 2010, no Programa Saúde do Homem Rural, que agora é realizado com sucesso em todo o País. É um orgulho maior ainda saber que a iniciativa tem contribuído para promover a saúde e a qualidade de vida da população do campo”, ressaltou o presidente.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que as populações rurais têm acesso limitado aos serviços de saúde, o que pode aumentar a incidência de doenças e óbitos que poderiam ser evitadas. “O programa contribui para facilitar o acesso a esses serviços, oferecendo consultas, exames e orientações gratuitas, promovendo melhor qualidade de vida”.

PROGRAMAÇÃO SAÚDE DO HOMEM RURAL EM SC

 

ü     DIA 17/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: CAESC, em Pouso Redondo

Horário: 6h30 horas

Supervisor regional do Senar/SC: Ricardo Costa

Parceria: Sindicato Rural de Pouso Redondo

 

ü     22/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Água Doce (espaço e horário a confirmar)

Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro

Parceria: Sindicato Rural de Água Doce

 

ü     22/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Centro Comunitário, sede em Major Vieira

Horário: 7h30 as 13h

Supervisora regional do Senar/SC: Carine Weiss 

Parceria: Sindicato Rural de Major Vieira

 

ü     23/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Parque de Exposições de Alfredo Wagner

Horário: 8 horas

Supervisora regional do Senar/SC: Stephanye Fanton

Sindicato Rural de Alfredo Wagner

 

ü     23/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Salão da Paróquia São João Batista, em Imaruí

Horário: Das 7h às 14 horas

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Parceria: Sindicato Rural de Imaruí

 

ü     24/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Santa Rosa de Lima (Espaço e horário a confirmar)

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Sindicato Rural de Rio Fortuna

 

ü     24/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local: Vargem Bonita (Espaço e horário a confirmar)

Supervisor regional do Senar/SC: Jeam Carlo Palavro

Sindicato Rural de Catanduvas

 

ü     30/11

SAÚDE DO HOMEM RURAL

Local:  Arroio do Silva (Espaço e horário a confirmar)

Supervisora regional do Senar/SC: Sueli Silveira Rosa

Sindicato Rural de Araranguá

Leia também

Deixe um comentário

oito + 8 =