Seminário discutiu Roteiros Turísticos da Região dos Lagos

Por Luiz Del Moura

Apoiar a implementação de ações para o desenvolvimento do turismo e de rotas nos municípios abrangidos pela região dos Lagos. É o objetivo do projeto Agentes de Roteiros Turísticos, apresentado na tarde dessa segunda-feira (09), no 1° Seminário Turístico da Região dos Lagos.

O evento na Pousada Perozzo, em Capão Alto, reuniu mais de 80 pessoas entre empreendedores, agentes públicos e convidados. Organizado pela Agência da Região dos Lagos (Adrel), em parceria com Cisama, Amures, Epagri e Sebrae, o seminário teve representação dos nove municípios integrantes do projeto. Além de Esmeralda e Monte Alegre, no Rio Grande do Sul, que encaminharam proposta para aderir a Adrel.

“Essa capacitação foi um momento de reflexão sobre conceitos de gestão turística, planejamento e formatação da oferta de produtos. A partir disso, buscamos a implementação de ações que potencializem os resultados de tudo que estamos fazendo para desenvolver essa região”, disse a secretária executiva da Adrel, Elisa Lima.

O projeto Agentes de Roteiros Turísticos foi desenvolvido pela empresa Prisma Consultoria em Marketing e Turismo, sob a responsabilidade de Márcia Godinho e Fabio Godoh. Ela destacou a organização e formatação da Rota dos Lagos, com percurso continuado e delimitado, cuja identidade é reforçada ou atribuída pela utilização turística. Sobre os eixos de atuação, enfatizou o fortalecimento da governança e melhorias de produtos.

Dentre os produtos identificados para a região dos lagos, constam trilhas, vinícolas, queijarias, passeio de trem, hospedagens rurais, artesanatos em lãs e couros, museus, produtos coloniais, visitação a propriedades rurais, casas indígenas subterrâneas, agricultura familiar, camping e outros atrativos.

O presidente da Adrel e prefeito de Cerro Negro, Ademilson Conrado, destacou que a criação de roteiros marca uma nova etapa no desenvolvimento do turismo. “A partir da consolidação desse projeto, os visitantes passam a ter mais opções de atrativos e o turismo ajuda no fomento da economia da nossa região”, reconheceu o prefeito.

Dentre os nomes que palestraram no seminário consta Aline Miranda, Gestora Estadual de Turismo do Sebrae; a secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, Sandra Padilha juntamente com o diretor de turismo de Bom Jardim da Serra, Benito Sbruzzi; e o diretor da Prisma Consultoria em Marketing e Turismo, Fabio Godoh.

Texto/fotos: Onéris Lopes
Assessoria de Comunicação – Amures

Leia também

Deixe um comentário

catorze − treze =