Pedalar vai além da atividade física, promove o bem-estar mental, conecta as pessoas, incentiva a convivência social e ainda ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão
A ação visa estimular os hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida e tornar as pessoas menos sedentárias. Andar de bicicleta propicia outros benefícios, como melhorar a frequência cardíaca e ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão.
Os ciclistas percorreram até seis ou doze quilômetros, com saída da Praça Joca Neves, Centro, até o cruzamento com a avenida Duque de Caxias, ou até a ponte de acesso ao Clube Caça e Tiro 1º de Julho (situado na rua Cirilo Vieira Ramos). O percurso foi conduzido pelo diretor de Prevenção e Promoção de Saúde, Marcos Souza. “A primeira edição do Pedalando com a Saúde foi um sucesso. Promoveu o bem-estar físico, mental e social da população de lageana. Foi gratificante ver a comunidade se reunindo para cuidar da saúde de forma tão positiva e divertida. Um grande agradecimento a todos os participantes e parceiros que estiveram conosco nesta tarde de domingo – a sua energia e colaboração fizeram toda a diferença! E já fica o convite para a próxima edição, que acontecerá no dia 31 de agosto”, ressalta.
O ciclista Rafael de Lima Miguel participa de “pedaladas” há cinco anos. Neste domingo foi acompanhado por alguém especial, o filho Lucas, de oito anos. “Muito legal participar destes eventos porque unem a família e incentivam o esporte.”
Além da “pedalada”, a Secretaria da Saúde disponibilizou o Carro da Vacina com todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação para a população. Quem não deixou escapar a oportunidade foi o Edson Augusto, na companhia da namorada Maiara. “Viemos participar do ‘pedal’ e aproveitamos para fazer a vacina, assim já saímos protegidos”, comemora Rafael.
O encerramento aconteceu por volta das 16h, com sorteio de brindes. Houve sorteio de mais de 30 itens oferecidos pelos parceiros do Pedalando com a Saúde. As empresas e instituições públicas ou doaram brindes ou colaboraram de outras formas para o êxito do evento: VR7 Cycles e Fitness, AB Bike & Fitness, Pró Bike Cycling & Beer, Cycles Beto, Supridental Materiais Odontológicos, Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Rádio Massa FM, Diretoria de Trânsito (Diretran), Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A ganhadora da bicicleta infantil foi Roberta Bueno de Almeida, 11 anos. Ela estava acompanhada do pai e comemorou a conquista. Já a ganhadora da bicicleta adulta foi a pequena Isa Sutil Muniz, de apenas dois anos e seis meses. “Viemos com toda a família. Sempre participamos dos ‘pedais’. Estamos felizes que a Isa tenha ganhado o prêmio”, comenta a mãe, Maria Cristiane.
A distribuição de água pela Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) foi fundamental para manter os participantes hidratados e confortáveis ao longo do percurso. O apoio sobre a ordem e segurança quanto ao tráfego de veículos e paradas durante os trajetos foi prestado pela Diretoria de Trânsito (Diretran), e assim houve uma “pedalada” organizada e tranquila. Houve, ainda, exibição da Escolinha de Trânsito da Diretran.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Silvana Mateus e Divulgação
Galeria