O livro “A História da Minha Vida” foi lançado oficialmente em sessão especial realizada na tarde de quarta-feira, (16) na sede do Poder Legislativo de Lages. A iniciativa foi proposta pelo requerimento nº 0019/2022, de autoria da vereadora Suzana Duarte (Cidadania) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.
Autor da obra, Adão é deficiente visual desde os 27 anos de idade. Hoje, aos 59, registrou a sua vida e memórias com o incentivo da empresa GTS do Brasil, que patrocinou cem exemplares, e de colaboradores como Paulo de Tarso Nunes, nas correções, e Pedro Gasperin, na revisão. Ele reforçou a importância destas ajudas. “Agradeço a todos que me deram condições para realizar este sonho, sozinho eu não faria nada. Eu nunca deixei o problema ser maior que a minha vontade de vencer, por isso, hoje me sinto feliz demais”, declarou.
Compuseram a mesa de autoridades: Elen Guedes, presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips); Analéia Levitti, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped); Maria Waltair, presidente da Associação Lageana de Escritores (ALE); e Cibele Rosa, da Policlínica da Associação dos Aposentados.
Na opinião de Analéia, todos são capazes. “Este momento mostra a criatividade dele e serve de motivação para outras pessoas a construírem seus sonhos, ninguém é inválido”. Já Cibele Rosa relatou sua experiência ao conhecer o autor na sede da Associação dos Aposentados. “Sou instrutora de informática e ele apareceu com um notebook em baixo do braço para se matricular. Eu nunca havia ensinado deficiente visual, pedi para ele ter paciência comigo que nós iriámos aprender juntos, hoje meu sentimento é de orgulho pela sua garra, ele é um ser humano incrível”, relata.
Para Elen, Adão faz parte da história da Adevips. “Estamos orgulhosos por saber que também fazemos parte da vida dele. Enquanto instituição, iremos lutar sempre para mostrar a coragem e a realização daqueles que com atitude transformam as dificuldades e as barreiras em nada”, disse ela. Maria Waltair considera superação a marca deste trabalho. “São aqueles abnegados que proporcionam a condução de um processo que dê um norte às pessoas com deficiências, como a Adevips e outros voluntários, todos superam juntos os desafios, todos os dias”.
Suzana Duarte descreveu o dia como magnífico pela conquista do homenageado. “A vida é cheia de incertezas, pode sofrer mudanças constantes e a qualquer momento podemos ter que nos adaptarmos a uma nova realidade. Seu Adão superou o preconceito e sua motivação foi o maior incentivo e exemplo para outros”, concluiu a vereadora.
Confira uma matéria especial sobre o autor produzida pela TV Câmara de Lages.
Texto: Alex Branco – Jornalista – Fotos: Julia Adhara e Victor Liz Pereira